Corpo de Bombeiros realiza simulado para resgate de vítimas em período chuvoso em Divinópolis

Durante o resgate, militares gastaram minutos para acessar as vítimas e entregá-las aos órgãos responsáveis

O Corpo de Bombeiros realizou um simulado para resgate de duas vítimas de um suposto desabamento em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nessa quinta-feira (10). A ação foi tomada devido ao período chuvoso, época que casos de emergências geológicas ou hidrológicas ocorrem com mais frequência.

Segundo a corporação, o local escolhido para treinamento foi um canteiro de obras e as vítimas se encontravam presas dentro de um fosso de elevador. Com utilização de técnicas de busca e resgate em estruturas, as vítimas foram retiradas pelos militares em segurança.

Durante o teste, uma das vítimas foi encaminhada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a outra conduzida pelo próprio Corpo de Bombeiros.

A partir do acionamento, o tempo gasto no deslocamento do comboio de viaturas da sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar ao local do simulado foi de seis minutos. Após 21 minutos da chegada, o terreno já se encontrava escorado e a primeira vítima foi retirada dos escombros. Após mais seis minutos, a segunda vítima já havia sido acessada, estabilizada e retirada dos escombros.

De acordo com os militares, um dos objetivos da atividade foi promover a integração entre órgãos para estreitar laços operacionais e prepará-los para ocorrências de emergências no período chuvoso. A Polícia Militar, Defesa Civil Municipal, Samu e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (SETTRANS) participaram da ação.

 

Divulgação/Corpo de Bombeiros

 

 

 

 

Pesquisar