O governo de Minas Gerais lançou, nesta quinta-feira (29/11), o serviço de atendimento virtual que é pioneiro no país e promove a mobilização integrada do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar via chat. O sistema poderá ser acionado por meio do site emergencia.mg.gov.br, pelo aplicativo de serviços do Governo de Minas (MG App) e pelo aplicativo de mensagens Telegram.
O programa Emergência MG já está em funcionamento na cidade de Lagoa Santa, por um período de teste de 30 dias. No início do próximo ano, o projeto será expandido para outras nove cidades, da região metropolitana, Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano, além da capital Belo Horizonte.
Segundo o governo, a intenção é que a expansão do projeto seja gradativa e que o terceiro passo seja a implantação em 43 municípios atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas. Essa ação busca garantir total segurança à alta demanda gerada pelo 190,197 e 193.
O aplicativo
O aplicativo oficial do Governo de Minas (MG App) terá menu exclusivo para atender o cidadão que acionar o Emergência MG (190,193,197), localizado na tela inicial. Por meio do app, será possível acessar a plataforma de interação com facilidade, pois o sistema já envia a identificação do cidadão, simplificando o atendimento.