Copa do Mundo: Confira a trajetória da Argentina até a final da competição

Do começo frustrante até a empolgação para a final

A Argentina volta a disputar, neste domingo (18), uma final de Copa do Mundo. Desta vez, a ‘Albiceleste’ vai encarar a França, atual campeã do torneio, no Estádio Lusail, às 12h. Mas, até chegar a final, os hermanos passaram por diversas situações que foram de quase eliminados, após o primeiro jogo, até a redenção de voltar a uma final.

Fase de grupos

Na primeira fase, a Argentina viveu um verdadeiro drama. No primeiro jogo contra a Arábia Saudita, os argentinos acharam que seria um jogo de completo domínio deles, mas foram surpreendidos pelos árabes e perderam o jogo de virada por 2×1. Após o fim da partida, parecia que a Argentina não encantaria na Copa como se prometia.

Com riscos de ser eliminada na segunda rodada do Mundial, a ‘Albiceleste’ foi enfrentar o México e neste jogo mostraram o porque eram tão favoritos a ganhar o torneio. Venceram os mexicanos por 2×0 e foram para a última rodada mais tranquilos.

Na última rodada, a Argentina precisava vencer a Polônia para se classificar. O início do jogo foi de domínio argentino, mas a bola não entrava, até que aos 38 minutos do primeiro tempo, Messi sofreu pênalti e teve a oportunidade de abrir o placar, contudo, acabou parando em Szczesny. A Argentina permaneceu no ataque e no segundo tempo Mac Allister e Julián Álvarez marcaram e os hermanos foram classificados para as oitavas da Copa. Mesmo com o susto no primeiro jogo, a equipe conseguiu ficar em primeiro no grupo.

Tabela do Grupo C

PosiçãoSeleçãoPJVEDSG
1Argentina632013
2Polônia431110
3México43111-1
4Arábia Saudita33102-2
Oitavas de final

Já nas oitavas, a Argentina enfrentou a Austrália. O jogo foi tranquilo para a ‘Albiceleste’ e ficou 2×1. Apesar de ter levado um gol , a seleção controlou o jogo e, comandada por Messi, avançou para as quartas.

Quartas de final

Nas quartas, a Argentina viveu um drama. O jogo contra a Holanda parecia resolvido até aos 37 minutos do segundo tempo. A ‘Albiceleste’ dominou o jogo e conseguiu controlar bem a Laranja Mecânica. Os hermanos chegaram a abrir 2×0 no placar, mas a Holanda partiu para cima e Weghorst marcou duas vezes e empatou o jogo, sendo o último em uma bela jogada ensaiada em cobrança de falta. Na prorrogação, o empate persistiu e a decisão da vaga para a semi foi para os pênaltis. Já nas penalidades, Emiliano Martines defendeu duas cobranças de pênalti, de Van Dijk e Berghuis, e se tornou peça chave na classificação da Argentina para a semifinal.

Semifinal

O que podia ser um jogo equilibrado, a Argentina mostrou novamente porque era favorita na Copa. A semifinal para os hermanos foi tranquila, a partida contra a Croácia terminou 3×0 e com chances de ter sido uma goleada histórica. No início, até pareceu que os croatas iam complicar a vida da ‘Albiceleste’, mas aos 33 minutos Messi abriu o placar de pênalti e abriu caminho para o domínio argentino. Cinco minutos depois, Julián Alvarez ampliou em uma bela jogada de contra ataque. Já no segundo tempo, em mais um contra ataque, dessa vez puxado por Messi, Julián Alvarez marcou o terceiro da Argentina e o segundo dele no jogo, classificando assim os hermanos para sua sexta final de Copa do Mundo.

Retrospecto

Até a final, a Argentina teve 6 jogos, sendo 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Além disso, balançou as redes 12 vezes e sofreu apenas 5 gols. O artilheiro da seleção na Copa é Lionel Messi, com 5 gols. O camisa 10 também ocupa a liderança de assistência da Argentina no Mundial, com 3 passes.

Foto: FIFA/Redes Sociais

Pesquisar