Contratado pelo Atlético no fim de julho, para ser o sucessor de Antonio Mohamed e recolocar o atual campeão nacional nos trilhos, o técnico Cuca ainda não conseguiu a tão sonhada reação pelo alvinegro. Em sete partidas disputadas desde que iniciou a terceira passagem pelo clube, o curitibano de 59 anos tem o seu segundo pior aproveitamento, considerando as cinco temporadas no cargo.
Tendo como recorte os sete primeiros jogos, Cuca teve o pior rendimento na primeira passagem, iniciada no segundo semestre de 2011, quando acabara de deixar o rival Cruzeiro para desembarcar na Cidade do Galo. Naquela época, foram pífios 4,8%.
No ano seguinte, com a equipe recebendo reforços e, posteriormente, com Ronaldinho Gaúcho e companhia, o time iniciou imbatível a temporada. Nos sete primeiros confrontos, acumulou 100% de aproveitamento.
Em 2013, ano da inédita conquista da Libertadores, o rendimento seguiu alto e a equipe foi empolgante desde os primeiros confrontos. O aproveitamento foi de 85,7%.
Retornando ao Atlético em 2021, ano em que terminaria com as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, e batendo na trave na Libertadores, torneio do qual foi eliminado nas semifinais, de forma invicta, Cuca conseguiu 66,7% nas sete primeiras partidas.
De volta ao alvinegro, após período sabático em Curitiba, o comandante recebeu a missão de melhorar o futebol e, principalmente, os resultados. Com a queda do argentino ‘Turco Mohamed’, a torcida ganhou ânimo novo e viu no técnico das conquistas do ano passado uma luz. Contudo, até o momento, sem resultados.
Com apenas uma vitória conquistada desde que assinou novo vínculo, Cuca acumula apenas 28,6% de aproveitamento.
O próximo desafio do Atlético será no domingo (4), quando encara o Atlético-GO fora de casa. Na sétima colocação do Campeonato Brasileiro, o Galo terá que suar bastante para conquistar, pelo menos, uma vaga na pré-Libertadores de 2023.
Confira os números de Cuca pelo Atlético:
2011
6 derrotas
1 empate
Aproveitamento: 4,8%
2012
7 vitórias
Aproveitamento: 100%
2013
1 derrota
6 vitórias
Aproveitamento: 85,7%
2021
4 vitórias
2 derrotas
1 empate
Aproveitamento: 66,7%
2022
3 derrotas
3 empates
1 vitória
Aproveitamento: 28,6%
As informações são da Itatiaia, associada AMIRT
Foto: Pedro Souza/Atlético