O Município agora oferece vale-transporte gratuito às vítimas de violência doméstica em vulnerabilidade econômica. O cartão de ônibus será entregue durante o atendimento no Centro Integrado da Mulher (CIM), porta de entrada da Prefeitura para casos de violência doméstica e articulador dos serviços que integram a rede.
Lançado nessa terça-feira (9), durante a abertura da campanha Agosto Lilás, serviço de apoio à mobilidade urbana para mulheres em situação de violência doméstica. O movimento nacional faz referência à sanção da Lei Maria da Penha, que no dia 7 de agosto completou 16 anos.
A proposta é assegurar o acesso das vítimas aos diversos serviços oferecidos pela rede de proteção à mulher, como Defensoria Pública, Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade de Uberaba (Uniube), Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
“Vamos custear passagens de ônibus gratuitas tanto para mulheres da zona urbana quanto da zona rural acessarem os serviços da rede. É uma medida que atende, inclusive, a uma solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Esse Governo tem responsabilidade e dedicação com a pauta feminina”, destacou a prefeita.
Conforme explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, caso uma situação de vulnerabilidade socioeconômica seja detectada durante o acolhimento no CIM, os profissionais concederão o benefício do transporte gratuito. O número de passagens fornecidas dependerá da quantidade de encaminhamentos gerada pelo CIM. Nos primeiros 12 meses, o Município fornecerá 3.600 passagens de ônibus. A quantidade poderá ser aumentada, conforme a demanda.
“A violência doméstica é um fenômeno complexo e múltiplo. A mulher demanda atendimento em diversas áreas, como psicologia, assistência social, saúde e assistência jurídica, além de apoio para alcançar a independência financeira. Por isso precisamos de iniciativas que estimulem a vítima a dar continuidade aos atendimentos”, afirmou a secretária.
Programação: O anúncio do novo serviço ocorreu durante o 1º Fórum “A Rede em Cena”, no anfiteatro do Centro Administrativo. Direcionado aos profissionais da rede de proteção à mulher, o Fórum reuniu representantes das forças de segurança, Judiciário, Ministério Público, secretarias municipais e outros órgãos.
A programação do Agosto Lilás prevê ainda rodas de conversa com mulheres, palestras na zona rural, sala de espera temática no Caism e capacitação de agentes comunitários de saúde para atuarem no enfrentamento da violência contra a mulher. O encerramento será no último domingo do mês, com blitz educativa na Concha Acústica. O cronograma completo está disponível no Portal da Mulher.
As informações são do JM Online, associado AMIRT
Foto: Divulgação/Pixabay