O consumo nos supermercados em Minas Gerais apresentou queda em maio. Segundo o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa apurada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), foi identificada uma retração real de 4,4% quando comparada com abril.
O desempenho negativo foi apurado em todas as regiões do Estado na mesma base de comparação. O pior resultado foi registrado nas regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, com queda de 5,15% no período.
De acordo com o presidente-executivo da Amis, Antonio Claret Nametala, a queda está dentro das expectativas da associação e apesar do resultado negativo no comparativo entre maio e abril, na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador cresceu 7,18%. No acumulado, os cinco primeiros meses de 2022, o consumo nos lares mineiros cresceu 7,64% em relação ao mesmo período de 2021. Para o ano de 2022, a entidade ainda mantém um crescimento de 3,2%.
Segundo o presidente, alguns fatores como a retomada da economia e a liberação do FGTS ajudaram a melhorar o consumo no acumulado do ano.
Tradicionalmente, o setor supermercadista mineiro tinha como parâmetro setorial a pesquisa mensal do Termômetro de Vendas. No entanto, a associação aposta neste momento num contexto mercadológico com foco no consumo e no consumidor. A pesquisa leva em consideração fatores diversos, dentre eles, o cenário de pandemia e a inflação, ou seja, com números deflacionados em termos reais pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com informações do Diário do Comércio
Foto: Divulgação/Pixabay