O rádio comemora 99 anos no Brasil em 2021
A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) promoveu neste sábado (25), uma programação especial para comemorar o Dia Nacional do Rádio. A comemoração contou com palestras de comunicadores, apresentações artísticas e também com os depoimentos de políticos mineiros felicitando a data comemorativa.
A live exibida no canal da AMIRT no YouTube teve a apresentação da jornalista Gabrielle Junqueira, que iniciou a apresentação da programação dando as boas-vindas aos ouvintes e destacando os 99 anos do rádio no Brasil. Em seguida, o presidente da AMIRT, Luciano Pimenta, fez a abertura do evento destacando a importância do rádio no Brasil e no cotidiano das pessoas.
A AMIRT também aproveitou a ocasião para anunciar as novidades da grade de programação da agência de notícias mineira. Diego Torres, coordenador de jornalismo, anunciou a criação de um programa policial voltado para matérias factuais. Ele também citou o programa Política em Foco, que vai realizar uma série de entrevistas com políticos pré-candidatos às eleições de 2022. Entre as novidades, também foi citado o Boletim AMIRT Notícias, que reúne as principais notícias do dia de forma prática para todo o público e afliados.
Radiodifusores
Entre os radiodifusores convidados, o primeiro a dar o seu depoimento foi Robson Ferri, CEO da Agência RF. Em sua fala, ele exaltou o rádio brasileiro e estabeleceu uma panorama da história deste meio de comunicação desde a sua implementação no Brasil, além de citar Roquette Pinto, considerado o pai do rádio brasileiro.
A primeira palestra foi comandada por Jany Lima, diretora do Grupo Maringá de Comunicação. Jany iniciou a sua fala contando um pouco de sua história na radiodifusão e como que o seu gosto por esse meio mudou a sua vida para sempre. Em sua palestra ela se dirigiu aos radiodifusores explicando as melhores maneiras de se utilizar os recursos oferecidos pelo rádio com o objetivo de gerar audiência para as emissoras.
Em seguida, foi a vez de Marina Lima, especialista em marketing, se dirigir aos ouvintes da live e aos radiodifusores afiliados. Ela frisou a importância do rádio ocupar o espaço digital, mas sem desprezar as raízes deste meio de comunicação, uma vez que a maioria dos ouvintes ainda escutam rádio por aparelhos mais simples. Ela também chamou para a necessidade dos radiodifusores investirem em formatos de podcast, já que é uma propagação de conteúdo que vem se tornando cada vez mais popular no mundo inteiro.
O jornalista e professor de locução Léo Cardoso destacou em seu espaço de fala a importância de um comunicador imprimir a sua autenticidade em uma rádio e ressaltou que o rádio sofreu mudanças ao longo do tempo. Uma delas foi a maior democratização em relação ao tipo de voz dos locutores, não sendo mais um pré-requisito possuir a voz grossa, por exemplo.
Houve também um bate-papo entre Marcelo Cauchick, gestor do núcleo AMIRT de comercialização e Thiago Angelo, membro da Câmera da Indústria da Comunicação (FIEMG), na qual discutiram sobre a mídia e a comunicação na contemporaneidade.
O último bloco de palestras contou com a participação de Carolina Sasse e Luiz Fernando Carreirão, respectivamente diretora de marketing e head de marketing da Cadena. Eles abordaram o tema de estratégias de ações promocionais para rádios.
Arte
A comemoração do Dia do Rádio também contou com a participação de espetáculos artísticos. A primeira apresentação foi feita pelo Grupo Galpão, uma das mais importantes companhias do cenário teatral brasileiro. A audiência prestigiou o primeiro capítulo da peça radiofônica “Quer ver escuta”, a primeira peça do gênero feita pelo grupo artístico.
Outro a se apresentar foi o cantor e compositor Ninho Mathias, que fez uma emocionante apresentação cantando música autorais e de artistas famosos.
Personalidades
Quem também marcou presença foi o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Em mensagem previamente gravada Kalil parabenizou os radiodifusores pelo data de celebração e se declarou um admirador do rádio, dizendo que costuma brincar com um amigo de que o rádio irá “acabar” com a internet.
O senador Antônio Anastasia, por sua vez, felicitou todos os radiodifusores enfatizando o rádio como ferramenta essencial para a democracia. Além disso, o político relembrou ocasiões em que o rádio esteve presente em momentos históricos da humanidade, como no contexto da II Guerra Mundial.
Já a deputada estadual Beatriz Cerqueira ressaltou que o rádio é essencial na vida da sociedade. A parlamentar defendeu a democratização dos meios de comunicação, chamando a atenção para a necessidade de rádios populares que se comuniquem próximas do povo.
O deputado federal Reginaldo Lopes homenageou o rádio em sua fala citando a primeira transmissão de rádio da história do Brasil, ocorrida no contexto do centenário da independência brasileira, em 1922.
Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), parabenizou o rádio e destacou a sua importância como instrumento propagador de comunicação e conhecimento.
O deputado estadual João Vitor Xavier abordou o caráter acessível do rádio, sendo um meio de comunicação democrático à todas as classes sociais e ágil na informação.
Outro parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que deixou o seu parabéns ao rádio foi Bruno Engler. Ele definiu o rádio como um importante veículo de comunicação e entretenimento pra chegar aonde outras emissoras não chegam.
Dalmo Ribeiro, deputado estadual, elogiou a grande produção de conteúdo deste meio de comunicação e relembrou o amigo Milton Lucca de Paula, ex-proprietário da Rádio Difusora de Ouro Fino, falecido em 2019.
Por fim, os deputados estaduais Cleitinho e Alencar da Silveira Júnior parabenizaram o rádio e se declararam grandes entusiastas do mesmo.
Homenagem
A celebração do Dia Nacional do Rádio promovida pela AMIRT se encerrou com uma homenagem aos profissionais do rádio que faleceram em decorrência da Covid-19.
Foto: Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT)