Bombeiros alertam para período seco e o aumento da ocorrência de incêndios

Com a chegada do período seco e pouco úmido, a preocupação com matagais e espaços abertos deve ser redobrada. Qualquer faísca, ou princípio de incêndio, pode se alastrar e tomar grandes proporções. De acordo com o sargento Emerson Aparecido Ferreira, do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), a época é de atenção, principalmente com as queimadas em lotes abandonados.

“A região do Triângulo Mineiro, nos últimos anos, tem sido afetada por várias questões, principalmente em relação ao ser humano, que é a causa principal dos incêndios. As pessoas colocam fogo em uma região e falam: ‘estou olhando’. Elas acham que vão controlar, mas não controlam. É preciso estar atento a esses casos”, declara o sargento Emerson.

Para evitar a ocorrência de tais casos na área urbana, o militar informa que processo de fiscalização está em andamento desde o começo do ano. Os bombeiros avaliam os lotes abandonados, não utilizados, e entregam um levantamento específico para a Prefeitura de Uberaba realizar a cobrança de limpeza aos proprietários. Muitos casos de incêndio podem ser evitados no princípio e o 8º Batalhão oferece cursos de brigadas de incêndio aos interessados, com o intuito de auxiliar tanto a área rural quanto a urbana. Na análise do sargento Emerson, a situação só pode ser enfrentada em conjunto com a população.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar