A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu inicia nesta quarta-feira, 21, a Campanha de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, que se estenderá até o dia 31. As Unidades de Estratégia de Saúde da Família estarão contando com a participação de estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem.
O objetivo é promover o bem-estar, alcançar o maior número de pessoas a realizarem o teste e, ainda receberem o acompanhamento necessário. Os profissionais estarão orientando e enfatizando a importância do diagnóstico, do tratamento eficaz e adequado da Sífilis na gestante e, ao mesmo tempo em ambos os sexos como infecção sexualmente transmissível.
De acordo com a coordenadora do curso de enfermagem, Roberta Mendes, a parceria junto a Secretaria de Saúde é de relevância para o meio acadêmico. tendo em vista que os estudantes entram em contato os serviços de saúde do município e possibilita auxiliar a comunidade e o serviço público de forma geral.
“É uma parceria que vem sendo realizado durante os últimos anos e tal atividade tem contribuído para formação dos nossos acadêmicos e é uma contrapartida que nós, enquanto instituição de ensino, também fornece serviços para a comunidade, sendo que estamos formando alunos em parceria com a sociedade e os serviços públicos de saúde”, enfatizou.
Para facilitar o atendimento às pessoas, todas as ESFs estarão realizando o atendimento para o teste, entre 14h às 20h, com a presença de profissionais habilitados. Algumas unidades terão horários diferenciados conforme cronograma disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Outubro verde
Considerada um problema de saúde pública nos últimos 50 anos, a sífilis congênita é o mote central da Campanha Outubro Verde, da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e Associação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (SOGESP).
A iniciativa visa estimular ações de conscientização em prol da eliminação da doença, cuja meta é reduzir sua prevalência a menos de meio caso por mil nascidos vivos. “Sabemos que mês existe essa campanha nacional contra a sífilis e a sífilis congênita e faremos aqui em Manhuaçu além das ações de educação em saúde, o inquérito epidemiológico.
Portanto, faremos os exames da nossa população nas unidades básicas de saúde, no CEAE, na Policlínica, no laboratório municipal e ofertando para toda a população o exame de VDRL (exame de sangue que serve para diagnosticar a sífilis)”, informou a secretária Municipal de Saúde, Karina Gama.
Parceiro também deve fazer o exame
Alguns detalhes são importantes para que as pessoas entendam que a realização do exame para ter o diagnóstico da doença, torna-se fundamental para os órgãos de saúde realizarem o acompanhamento. E, a gravidez é um momento importante tanto para a mulher, quanto para o homem. Nos serviços disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os homens também têm o direito de cuidar de si, enquanto acompanham suas parceiras.
A campanha tem também como foco incentivar, que os homens também façam o exame, além de serem alertados para a gravidade da doença, formas de prevenção e tratamento. “Gostaria de pedir a adesão da população para a realização do exame que é sigiloso. O paciente pode ficar tranquilo pois os resultados serão entregues somente a ele. É muito importante que a pessoa compareça a unidade de saúde para receber as orientações e também para fazer a testagem”, complementa a secretária Municipal de Saúde.
Métodos de combate a pandemia
Todos os materiais utilizados pelos profissionais de saúde são descartáveis, portanto não é reutilizado nos pacientes. Além disso, as equipes estarão paramentadas para realizar a testagem e o paciente será atendido com segurança nas unidades básicas de saúde.
Não haverá aglomeração e por isso a construção do cronograma informando aonde o paciente será atendido em cada unidade. E o teste também pode ser agendado – dependendo do horário.
Danilo Alves – com informações Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde
Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu