Conselho Municipal de Educação prepara o 2º Fórum de Educação Inclusiva

O Conselho Municipal de Educação está preparando o 2º Fórum de Educação Inclusiva, para debater a importância da inclusão, temática cada vez mais presente no ambiente de ensino. O evento estará acontecendo no dia 10 de setembro, no Anfiteatro da Câmara de Vereadores. A partir das 7h30 inicia o credenciamento. Professores, educadores e gestores ligados à área poderão participar, entre outros profissionais, por se tratar de um assunto relevante, novo e que preocupa pais e até mesmo educadores, que sentem dificuldade para lidar com alunos que precisam de mais atenção.

O Conselho, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação tem sido procurado constantemente para tratar da questão relacionada ao crescimento da procura de pais, para conhecer um pouco mais sobre a inclusão e por ter em casa alguém com necessidade especial. Atualmente, já se tornou uma realidade nas redes públicas de ensino, alunos com necessidades especiais frequentarem a escola em salas de aula com inclusão. Isso é importante para que, independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular.

Durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Educação houve debate, formaram-se as comissões para iniciarem o trabalho nos próximos dias, mobilizando toda a comunidade escolar, pais e professores para participarem do 2º Fórum, que terá como tema central “Distúrbios Na ou Da Aprendizagem. Para isso, a coordenação convidou um médico neuropediatra e uma fonoaudióloga especialista em autismo e em gestão sobre Inclusão, para estarem debatendo o assunto junto aos participantes.

A presidente do Conselho, professora Celeste Fraga explica que na parte da manhã os profissionais estarão abordando o tema e à tarde o tema será focado para a questão relacionada leitura nas escolas. Alunos do Ensino Fundamental e Médio não têm vocação para ler e com a participação de todos os profissionais discutindo o tema, torna –se fundamental para abrir um novo espaço, para ampliar a discussão acerca da Inclusão.

Também será feita abordagem do tema “desgosto pela leitura na escola”, que gera preocupação devido a tantos alunos que sequer buscam uma boa leitura, para melhorar o conhecimento. “Também fui professora por muitos anos e ainda sou. Minha dedicação pela educação é algo muito forte pela leitura, pois é a base do aprendizado. É um conceito amplo. Devemos atinar por uma leitura mais interativa e tentar descobrir junto com os professores o motivo que está levando os alunos a não gostarem de ler”, considera a presidente do CME. Nos próximos dias será divulgado o endereço online para a realização das inscrições para o 2º Fórum de Inclusão.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar