O Programa Caminhos do Vale, implementado pela Usiminas em parceria com as prefeituras, passa por uma reestruturação desde o mês de dezembro. Os ajustes devem ser concluídos até março, resultando na duplicação do volume de material fornecido para revitalizar e recuperar estradas rurais e vias de acesso das cidades ligadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço (AMVA). Também será ampliado o número de municípios beneficiados, passando de 26 no ano passado para 36, neste ano.
O programa trabalha com o aproveitamento de agregado siderúrgico, material produzido pela Usiminas por meio de um processo de transformação a partir da escória da aciaria, e tem viabilizado em Ipatinga a pavimentação de estradas rurais e obras de manutenção em vias públicas no município. O material também tem sido importante na execução de pequenas obras de recuperação de ruas e para dar maior eficiência ao sistema de drenagem pluvial.
Outra novidade é a aplicação do agregado siderúrgico do programa Caminhos do Vale, com tratamento especial, também na recuperação de matas ciliares. Estudos realizados nos últimos meses indicam que o material apresenta bons resultados como corretivo do solo e contribui para a estabilização das margens de rios e córregos durante o período de crescimento das árvores.
Amplitude
A Prefeitura de Ipatinga aplicou 26.500 toneladas do material em mais de 20 quilômetros de estradas rurais e vias não pavimentadas na área urbana, em 2017. A previsão, para 2018, é a aplicação de 36 mil toneladas do material nas vias do município.