Servidores do CAC recebem treinamento para prestação de serviços do INSS

Divulgação

O CAC já atende demandas ligadas ao INSS que não são resolvidos dentro das agências

Na próxima segunda-feira (15), os servidores do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) de Timóteo vão participar de um curso de capacitação com o gerente da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Timóteo, Harvey Ramon Barros. O objetivo é instruir os servidores do CAC quanto aos procedimentos e documentos necessários para ter acesso aos serviços prestados pelo INSS, bem como o procedimento-padrão de preenchimento dos formulários indicados a cada situação.

O CAC já atende demandas ligadas ao INSS que não são resolvidos dentro das agências, como, por exemplo, agendamento de atendimentos e perícias médicas, acompanhamento sobre a situação do benefício, preenchimento de formulários, dentre outras situações. A partir da capacitação, a ideia é que o CAC não apenas realize esses procedimentos, como também oriente corretamente a população, para que as pessoas possam ter sua demanda resolvida sem maiores entraves.

“Com os funcionários do CAC devidamente orientados, o fluxo de pessoas nas agências tende a diminuir, desafogando nosso atendimento. Isso porque muitas pessoas nos procuram com demandas que devem ser resolvidas no site ou pelo telefone 135. Além disso, as pessoas terão acesso a esses serviços gratuitamente, vez que o CAC é um órgão público”, comentou Harvey Ramon.

O presidente da Câmara de Timóteo, na qual está ligada o CAC, Adriano Alvarenga, também ressaltou a importância da parceria. “Muitas pessoas já procuram o CAC para atendimentos ligados a serviços prestados pela Previdência, e essa parceria irá aprimorar o trabalho desenvolvido pelos nossos servidores. E o nosso intuito é atender à população da melhor maneira possível, para que as pessoas tenham suas necessidades resolvidas”, pontuou.

CAC

O Centro vem passando por uma reorganização dos atendimentos prestados gratuitamente à população desde novembro do ano passado. Entre os serviços prestados estão o agendamento para emissão de carteiras de identidade, requerimento de seguro desemprego, solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros municípios, emissão de notas fiscais avulsas, além de serviços relacionados ao INSS. O CAC também conta com um departamento jurídico e social para atendimento à população.

A fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados, os servidores do CAC passaram a emitir relatórios diários de seus atendimentos, para que sejam apresentados durante as sessões na Câmara, com o objetivo de dar transparência ao trabalho. “Sabemos que os serviços ofertados pelo CAC são relevantes à população, especialmente às pessoas que não tem fácil acesso à internet. Acredito que com esta reorganização o trabalho será mais eficaz”, comentou Adriano Alvarenga.

Funcionamento

O Centro de Atenção ao Cidadão de Timóteo está localizado à rua Dezenove de Novembro, 101, Centro-Norte, em frente ao CEFET. O horário de atendimento é de 11h às 17h. Apenas o departamento jurídico funciona no período da manhã. Mais informações sobre os serviços ofertados podem ser adquiridas pelo telefone (31) 3848-2501.


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