Os supervisores da Guarda Municipal (GM) de Juiz de Fora participaram, na quarta-feira, 3, de reunião com o comando da corporação, sobre questões de trabalho, e de palestra, “Desenvolvimento de Liderança”. O objetivo foi motivar e reforçar a importância da função do supervisor na interação com os demais componentes da tropa. No encontro, a comandante da GM, Emilce de Castro, destacou a prevalência do capital humano aos equipamentos dentro da instituição: “O que temos de mais valiosas são as pessoas, a nossa equipe.
Precisamos ser firmes, mas com educação e respeito”. Ela destacou os aspectos de camaradagem e companheirismo entre os guardas e o privilégio de poder contar com um grupo cujas características pessoais são bem conhecidas de todos.
Entre os desafios de liderar, a comandante apontou a necessidade de capacitação permanente que cada supervisor deve buscar de forma coletiva, mas também de forma particular, na realização das atividades determinadas: “Liderar é a arte de conduzir pessoas, e isso deve ser feito de forma positiva, pelo comportamento exemplar.
É preciso usar da empatia, se colocar no lugar do liderado. Não é só tomar decisões, mas, sobretudo, gerir pessoas, administrando problemas e anseios, para manter o equilíbrio de toda a equipe. Isso demanda muito investimento em aprendizagem”.
Ao supervisor de serviços ou operacional cabe a condução das mais diferentes situações apresentadas em um turno de serviço. Sua função vai de coordenar e fiscalizar, posto a posto, as equipes escaladas, bem como orientá-las sobre as características do empenho e dar apoio quando se torna necessária a supremacia de força.
Ele participa de rondas periódicas, verificando as condições de normalidade ou a necessidade de alguma intervenção nos pontos atendidos pela Guarda. Hierarquicamente, é a interface entre o comando e os integrantes da corporação, ficando responsáveis por qualquer situação ocorrida durante seu turno.
A realização da capacitação em “Desenvolvimento de Liderança” cumpre o propósito de estimular e incrementar o conhecimento dos supervisores. “Quanto mais conhecimento a equipe tiver, mais forte e eficaz será”, finalizou a palestrante. Com os atuais 92 membros, a GM atende 17 postos, em turnos de seis horas, como Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Parque da Lajinha e apoio à fiscalização de posturas.
Fonte: Assessoria/PJF
Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora