Dado chama atenção porque revela falta de criticidade sobre o cenário vigente e o que ainda está por vir
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, divulgou na última terça-feira (6), a Sondagem do Mercado de Trabalho no Brasil. A pesquisa analisou também as perspectivas dos trabalhadores sobre o futuro do trabalho. Um dado chama atenção para a projeção dos brasileiros sobre os impactos da tecnologia em suas rotinas produtivas: 30% deles afirmaram que não acreditam que a tecnologia vai afetar suas vidas profissionais.
O levantamento consultou cerca de 2.000 pessoas por mês, no período entre agosto e outubro, todas maiores de 14 anos de idade. Questionados sobre suas percepções sobre o que vai acontecer com o seu tipo de trabalho nos próximos cinco anos, 54,8% dos entrevistados responderam que acreditam que a tecnologia vai contribuir para uma maior qualidade de vida no trabalho, 15,2% acreditam que podem ser substituídos por uma máquina ou por uma pessoa prestando serviço semelhante em uma plataforma de internet e outros 30% acreditam que a tecnologia não trará impacto para seu tipo de trabalho.
Apesar de não apontar o tipo de ocupação das pessoas que acreditam que a tecnologia não afetará em nada suas rotinas produtivas, o dado chama atenção porque revela falta de criticidade sobre o cenário vigente e o que ainda está por vir.
Isso porque as tecnologias representam oportunidade de evolução nas diversas áreas do conhecimento. Isso não significa, necessariamente, que as pessoas serão substituídas, mas que as possibilidades de atuação certamente serão diferentes.
Um exemplo recente disso é a plataformização de serviços gerais, como os realizados por domésticas e zeladores, que já podem ser solicitados por aplicativos e sites. A agronomia também tem se beneficiado da tecnologia, utilizando softwares que aceleram a gestão das questões burocráticas e repetitivas e otimizam a atuação dos trabalhadores do campo. Até mesmo os serviços de saúde foram otimizados pela tecnologia, possibilitando consultas online e beneficiando os profissionais e a sociedade no combate ao coronavírus.
Buscar qualificação para acompanhar essas mudanças é fundamental para garantir o sucesso profissional. Mesmo que pareça distante para algumas profissões, a tecnologia é versátil e se capacita para interferir nas diversas áreas.
Veja alguns sites para buscar essa qualificação de forma gratuita ou com baixo custo:
Foto: Pexels