112 animais foram castrados durante mobilização da PMU neste domingo

Neste domingo (9) foi realizada mobilização para castração pelo método cirúrgico de cadelas e gatas do município. A ação ocorreu no Hospital Veterinário de Uberaba e foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias. Ao todo foram 112 cirurgias, sendo 97 cadelas e 15 gatas.

Os animais foram previamente cadastrados e os tutores foram informados por telefone sobre a data e horário da castração. O veterinário e professor Cláudio Yudi afirma que “é uma parceria muito interessante e que o município precisa urgentemente desta campanha”. O professor também explica que é um serviço completo e que há toda uma educação e transmissão de informação para os donos dos pets.

As recomendações sobre o pós-operatório foram passadas para cada proprietário, assim como a receita dos remédios. A Chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, explica que os tutores foram informados sobre o repouso, que deve ser com o mínimo de atividade entre 10 a 15 dias. “Explicamos sobre a necessidade da utilização do colar elisabetano ou da roupa cirúrgica para evitar que ele tenha acesso à área da cirurgia”, pontua Batista.

A chefe de Controle de Zoonoses e Endemias ainda avalia a ação e reitera que é uma atividade extremamente importante tendo em vista a quantidade animais tanto domiciliados quanto não domiciliados em Uberaba. “Não tivemos nenhum tipo de intercorrência no domingo”, completa a chefe de departamento.

Haverá uma segunda etapa em julho e a terceira etapa em agosto. O chamamento terá continuidade seguindo a ordem da lista de cadastro. As fêmeas que foram excluídas da primeira etapa devido alteração no hemograma serão chamadas novamente para o exame. Aqueles animais que realizaram o exame, mas os donos justificaram que não poderiam comparecer na data serão chamados também. Ao todo serão feitas 360 castrações, das quais ainda restam 248.

Batista solicita a colaboração dos proprietários na próxima etapa para que seja possível fazer todos os exames e cirurgias. Ela explica que na primeira etapa as equipes tiveram dificuldade em fazer contato e em marcar os procedimentos. “Infelizmente não temos condição de marcar o dia e a hora que o proprietário gostaria, pois é um número muito grande de animais e as empresas são terceirizadas”, explica.

O Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visando beneficiar não só os animais, mas toda a comunidade uberabense. Foram atendidas diversas famílias que não possuem recursos para promover a esterilização dos animais, garantindo-lhes maior qualidade de vida e redução de risco de doenças infectocontagiosas. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar