100 anos do rádio: A história do veículo de comunicação em Minas teve início em 1926

No dia 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, o país ouvia pela primeira vez uma transmissão de rádio. As ondas levaram a fala do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, na inauguração da rádio. A primeira emissora a operar no país foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquette Pinto, que conseguiu apoio da Academia Brasileira de Ciências. A emissora, porém, só começou a operar de fato no dia 30 de abril de 1923.

Em Minas Gerais, as primeiras emissoras começaram de forma amadora. Graziela Mello Vianna, professora e doutora em Comunicação e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escutas, da UFMG, conta um pouco sobre as primeiras rádios do estado:

“O rádio em Minas Gerais, começa como o rádio no Brasil, de forma amadora. Tanto que todas as primeiras emissoras são chamadas de rádio sociedade, rádio clube, porque as rádios eram clubes, pequenas sociedades de amigos. Eles pensavam no potencial daquele meio de comunicação oral, para falar para uma população que, na maior parte, não tem acesso a meios impressos de comunicação porque a maioria era analfabeta. O índice de analfabetismo na época era muito grande.”

Ainda de acordo com a pesquisadora, os pioneiros do rádio pensavam no meio como uma forma de levar música, cultura, educação e informação à essas pessoas. Alguns registros afirmam que a primeira rádio de Minas Gerais foi a Rádio Sociedade, de Juiz de Fora, de 1926. Mas, há controvérsias, já que segundo Graziela, era uma emissora que não transmitia com certa regularidade. Outras pessoas, consideram apenas as rádios lançadas pelo Poder Público como “oficiais”. Entretanto, em um âmbito geral, a primeira emissora que se tem notícia em Minas Gerais é realmente a Rádio Sociedade.

“A história do rádio é cheia de controvérsias porque a gente não tem uma memória do rádio, não temos muitos registros. Mas tem alguns documentos que dizem que a primeira emissora realmente foi a Rádio Sociedade de Juiz de Fora, que nasceu em janeiro de 1926”, afirma Graziela Mello Viana.

Foi na década de 1930, no entanto, que o rádio se popularizou no estado mineiro, já que em 1931, acontece a inauguração da Rádio Mineira. Em agosto de 1936, é inaugurada a Rádio Guarani, e em setembro do mesmo ano, a Rádio Inconfidência.

“A Inconfidência, que era ligada ao Ministério da Agricultura, surge com uma missão de falar da nova capital, já que Belo Horizonte havia se tornado capital há 30 anos, para o resto do estado”, destaca a pesquisadora.

100 anos de rádio

O rádio é um veículo de comunicação que dá voz a sociedade, acolhe, abraça, é humano, e por ser, resiste. Após 100 anos de história no Brasil, a única certeza que temos é que apesar de qualquer situação teremos eternamente um amigo fiel a todo momento e em todo lugar.

Pesquisar