Em Minas Gerais o aplicativo de mensagens WhatsApp é usado por 70% das pequenas empresas com objetivo de comunicar com clientes e realizar vendas.
No entanto, 57% dos comerciantes usam o mensageiro para a divulgação de informações sobre produtos da empresa. Sendo que 53% utilizam para atendimento a clientes e 42% para vendas.
Os dados foram levantados pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas através da pesquisa Transformação Digital nas Micro e Pequenas Empresas.
Além disso, 77% dos pequenos negócios mineiros tem acesso à internet. A conexão serve para uso do email, pesquisa de preço entre fornecedores e serviços bancários. Em relação ao site dos negócios, apenas 25% dos entrevistados afirmaram ter um site. 11% fazem vendas pela internet. O levantamento do SEBRAE notou que o Facebook também e usado para divulgação de produtos.
O estudo mostra a informatização dos micro e pequenos negócios em Minas no processo da transformação digital. Há alguns meses o WhatsApp lançou a ferramenta Negócios, onde a conta é diferente da pessoal e tem como objetivo final alavancar as vendas.
A.W/G.J