Visitas presenciais na Penitenciária de Muriaé seguem suspensas durante Onda Roxa

Visitas presenciais na Penitenciária de Muriaé seguem suspensas durante Onda Roxa
(Foto: Arquivo Rádio Muriaé)

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que, em razão da inserção dos 853 municípios mineiros na Onda Roxa do Plano Minas Consciente, desde a última quarta-feira, como medida de prevenção à covid-19, as visitas presenciais a unidades prisionais e socioeducativas estão suspensas, em todo o Estado, até 31 de março.

Em Muriaé os protocolos sanitários não são diferentes. Na penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior as visitas acontecem apenas de forma on-line. Dois computadores com câmeras foram instalados para que os detentos façam contato com seus familiares. A direção da penitenciária informou que são realizadas 20 chamadas por dia, o que dá direito que o detento realize, pelo menos, uma chamada por mês.

O recebimento de alimentos e produtos de higiene pessoal também foi alterado. Desde a onda vermelha os familiares só podem fornecer os produtos via Sedex. Ao chegar na penitenciária, as mercadorias fica cinco dias guardada e depois entregues aos detentos.

A direção da penitenciária disse também que atualmente não há nenhum detento positivado com a Covid-19 e que quatro agentes estão afastados por ter contraído a doença.

Em dezembro de 2020 a penitenciária chegou a contabilizar 39 infectados e precisou adotar uma série de protocolos para conter o vírus no local.

De acordo com os protocolos, as visitas presenciais só poderão ocorrer após o município voltar para a onda verde. Na onda amarela, os encontros acontecerão no parlatório, onde são realizados normalmente visitas de advogados.

Atualmente a penitenciária de Muriaé comporta 700 detentos. A onda roxa segue em vigor, à princípio, até o dia 31 de março.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar