Há cerca de um mês, pelo menos 40 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas como manchas vermelhas pelo corpo, coriza, tosse, febre, mal-estar e coceira, na cidade de Entre Folhas, na região da Zona da Mata em Minas Gerais. Os casos alertaram a Funed – Fundação Ezequiel Dias, que está investigando as ocorrências.
Segundo informações do secretário municipal de saúde, Antonio Vieira, 15 exames já tiveram resultado que foi apresentado nessa segunda-feira (13) e já descartaram sarampo e rubéola. Além disso, a maioria das vítimas são crianças.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda está investigando a causa da morte de uma mulher de 42 anos. A vítima veio a óbito há mais de duas semanas. De acordo com o secretário, não se sabe se o falecimento da vítima tem relação com a doença. A SES – Secretaria de Saúde de Minas Gerais afirmou que os sintomas apresentados pelos pacientes levantam suspeita de que a doença seja causada pelo parvovírus B19, mais conhecido como Eritema Infeccioso.
O microrganismo, em pessoas com comprometimento do sistema imunológico, pode acarretar até em uma anemia crônica, além da possibilidade de desenvolver complicações como artrites em adultos e queda temporária na taxa de hemoglobina.
A doença pode ser transmitida por via respiratória e é mais comum em crianças. Vale ressaltar que as vítimas infectadas em Entre Folhas são crianças de uma mesma creche ou pessoas próximas a elas.
G.J