A Vigilância Sanitária vai intensificar as fiscalizações em comércios que vendem alimentos e produtos de uso pessoal a partir da segunda quinzena de novembro.
Com a injeção do 13º salário na economia e o início do período de férias, é comum o aumento do consumo de alguns tipos de produtos – por exemplo, cosméticos, perfumes, óculos de sol e alimentos –, o que causa preocupação no que tange à qualidade dos itens vendidos.
Para este ano, a operação já está definida. Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Marcos Almeida Ribeiro, estão na mira os produtos que estão passíveis de licenciamento sanitário.
“É olhado o registro, a procedência destes produtos, se há um selo de inspeção que garanta que eles possam ser usados e o consumidor não sofrer qualquer dano ao utilizá-los”, explica.
Caso alguma irregularidade seja constatada, a Vigilância Sanitária tem poder de recolher o produto e inutilizá-lo, caso necessário.
No ano passado, nesta mesma época, o departamento realizou operação semelhante. Na ocasião, a maior parte dos materiais apreendidos estavam sem registro dos órgãos de controle de qualidade.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba