Nessa quarta-feira, 23, a Gerência de Vigilância Sanitária, órgão da Prefeitura de Montes Claros, realizou reunião técnica com a equipe de servidores responsáveis pelas inspeções em estabelecimentos da área de alimentos. A pauta principal foi a discussão da Resolução SES/MG nº 6693, de 29 de março de 2019, que divulgou o Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos que realizam comércio varejista de carnes, no âmbito do estado de Minas Gerais.
A referida resolução é fruto de intensas discussões que emergiram de ações como a operação “Carne Fraca”, realizada no Norte de Minas e que permitiu aproximar os comerciantes do setor de fiscalização, maximizando as suas boas práticas no comércio de alimentos e incluindo as peculiaridades regionais referentes ao comércio deste tipo de produto.
As discussões em torno do comércio de carnes no Norte de Minas tiveram início com um simpósio educativo realizado em maio de 2018. O Gerente de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Montes Claros, Sinvaldo Pereira, destacou que a publicação desta resolução é um forte indicativo do êxito da proposta de fazer vigilância sanitária de forma participativa, envolvendo o setor regulado nas discussões como protagonista do processo de melhoria dos produtos e serviços oferecidos para a população.
Postado originalmente por: VinTV