Vigilância Sanitária capacita feirantes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sete Lagoas, através da Vigilância Sanitária (VISA), realizou um curso destinado aos manipuladores de carnes das feiras livres dos bairros Nova Cidade e Boa Vista.

O curso aconteceu no dia 06 de julho e teve por objetivo orientar os responsáveis pelas barracas do setor de carnes sobre o atendimento às legislações e as normas sanitárias da RDC 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Lei 069/2002 do Código da Saúde de Sete Lagoas.

Também teve como foco minimizar as inadequações constatadas nas inspeções sanitárias, relacionadas às boas práticas nos serviços de alimentação. “O curso foi uma ação educativa para estabelecer um contato mais direto entre a Vigilância Sanitária e os feirantes do setor de carnes. Além disso, proteger e promover a saúde da população de Sete Lagoas e evitar os surtos causados por Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)”, informou Márcia Vilaça, superintendente da Vigilância Sanitária (VISA).

As instruções do curso foram passadas por Márcia Vilaça, superintendente da VISA, Carla Fraga e Rosiery Reis, fiscais sanitários. Duas alunas do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) também colaboraram, junto com Alcione Carvalho e Clóvis Alves, representantes da EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Wagner de Campos, gerente agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Ascom/ Saúde

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar