Comerciantes estão otimistas com a data e preparam promoções para atrair os consumidores em Belo Horizonte
Os comerciantes varejistas da Capital esperam vender mais no Dia dos Namorados este ano. A visão positiva da maioria foi identificada na pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 305 lojistas, entre os dias 28 de abril e 16 de maio. Na análise, 60,3% acreditam que a movimentação deste ano será melhor que em 2022. A data deve injetar R$ 2,15 bilhões na economia da cidade.
Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o otimismo do comerciante é reflexo do melhor preparo deles. “Eles estão conhecendo melhor seus clientes, se preparando melhor, dando tratamentos diferenciados, fidelizando clientes, dominando melhor os seus negócios. Estão mais assertivos”, analisa.
Para ele, os empresários estão retomando a confiança na economia e o cenário começa a favorecer. “A maior empregabilidade na cidade, o pequeno aumento do poder aquisitivo e a antecipação do 13º são movimentos favoráveis. As vendas começam a aumentar e a confiança também”, diz.
Para o presidente do Grupo Meet/Porcão, Fernando Júnior, a data este ano caiu num dia da semana que poderia ser ruim, mas para ele não é. “É numa segunda e não abrimos neste dia da semana. Então, a gente ganha um dia a mais de faturamento no mês. Estou muito otimista e nossas reservas estão quase esgotadas. Vamos abrir exatamente porque é Dia dos Namorados, é nossa estratégia. Do contrário, não faturaríamos nada”, comemorou.
Atrativos e promoções para o Dia dos Namorados
No Minas Shopping, a visão também é otimista, eles esperam um aumento do fluxo de clientes em 10% e nas vendas em 15% na comparação com o mesmo período do ano passado. Até 12 de junho, na promoção “Brinde sua história de amor”, a cada R$ 400 em compras, os clientes vão ganhar um copo térmico e concorrer a um ano de almoços ou jantares grátis no Coco Bambu instalado no mall.
“Estamos confiantes, a premiação da promoção que criamos está bem atrativa”, diz a gerente de marketing do shopping, Ana Paula Alkmim.
De acordo com o estudo da CDL, a expectativa dos comerciantes é que os consumidores invistam, em média, R$ 181,66 por presente, sendo que 79,7% esperam que cada pessoa compre apenas um item. O tíquete médio deste ano deverá ser 0,9% maior que o de 2022, que foi de R$ 180.
Aumento de estoque
Para atender a demanda da data comemorativa, 45,6% dos entrevistados disseram que aumentaram o estoque com relação ao mesmo período do ano passado. 39% afirmam que vão manter o mesmo nível e 15,4% devem diminuir.
Foi o que fez a loja de presentes criativos, Aviva Ideias. O proprietário da loja, Rodrigo Freitas, diz que fez uma compra expressiva, acima do normal, visando à data. “Estou otimista, apesar dos números dos primeiros meses do ano não terem sido tão bons”, afirma. Ele conta que a data dos namorados é a melhor para ele depois do Natal e que está esperançoso.
A loja de roupas femininas Raro Efeito, do bairro Santo Antônio, também estocou visando o Dia dos Namorados. Carla Limões, responsável pela butique, explica que eles estocam com antecedência e fazem uma compra maior nessa época, visando o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. “Esse ano não foi diferente. A gente sempre tem a expectativa de melhora, mas estamos com o pé no chão, o movimento está abaixo do esperado”, analisa.