De acordo com informações apuradas pelo jornalismo da NTV, a prefeitura de Patos de Minas confirmou que há estoque suficiente de Pfizer pediátrica para crianças de 5 anos, entretanto, não há mais doses de CoronaVac, única autorizada para crianças de 3 a 4 anos.
Com isso, a vacinação contra a COVID-19 para esse público foi interrompida em Patos de Minas. As doses enviadas pelo Ministério da Saúde já se esgotaram e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda repasse pela Gerência Regional de Saúde.
Várias cidades brasileiras tiveram que suspender a vacinação em crianças por falta de doses. O Ministério da Saúde formalizou a compra de um milhão de doses de CoronaVac e segundo o Instituto Butantan, as novas remessas devem ser disponibilizadas em meados de setembro.
No Brasil, há cerca de 5,6 milhões de crianças aptas a receber o imunizante. Em Patos de Minas 650 doses de CoronaVac foram aplicadas em crianças de 3 a 4 anos. A estimativa do município é de que em torno de 3.700 crianças estejam aptas a imunização.