Campanha Nacional contra Influenza terá início na próxima quarta-feira (10) em Uberaba. O cronograma obedece ao calendário nacional, seguindo até o dia 31 de maio de 2019. O "Dia D" da vacinação está marcado para o dia 4 de maio. A campanha visa reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
Em Minas Gerais, a expectativa é vacinar 6.018.977 pessoas. Em Uberaba, a meta é vacinar 66.594 pessoas, o que corresponde a 90% de cada um que faz parte do grupo prioritário, que é de 73.993 pessoas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. É parte do grupo prioritário: crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, a vacina é trivalente e protege contra três tipos de vírus. Ainda segundo ele, o horário de vacinação será de 8h às 16h. Para ser imunizado, é preciso levar o cartão de vacinação. Profissionais da saúde devem apresentar também a carteira de registro profissional do conselho da categoria e, no caso dos professores, o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, é preciso um laudo médico que comprove a necessidade da imunização.
Segundo dados do Ministério da Saúde, até março deste ano já foram notificados 232 casos de Influenza e a morte de 50 pessoas no país. A circulação maior do vírus se encontra no Amazonas, onde foi preciso antecipar a vacinação para o dia 20 de março.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba