Uso excessivo de mídias digitais pode aumentar risco de transtornos em adolescentes, afirma estudo

 

Um novo estudo realizado pela Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos, e publicado no JAMA, uma revista científica de medicina, afirmou que o excesso de uso de mídias digitais pode aumentar o risco de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade entre os adolescentes.

A pesquisa foi realizada com 2.587 estudantes com idade entre 15 e 16 anos, durante dois anos, e que não apresentavam sintomas ou diagnóstico da doença.

Durante os estudos, foram feitas algumas perguntas e os cientistas classificaram os jovens conforme a frequência de uso de mídia. Além disso, os alunos foram separados em três categorias: sem uso, uso médio e alto uso.

Os resultados apresentados foram que 9,5% dos adolescentes que apresentaram alto uso em metade das plataformas pesquisadas apresentaram sintomas da doença. Já os outros 10,5% dos jovens com alto uso em todas as mídias desenvolveram sintomas de déficit de atenção e hiperatividade.

Porém, o outro resultado aponta que 4,6% dos voluntários sem uso frequente das mídias digitais não desenvolveram o transtorno.

Vale ressaltar que os usos excessivos dessas plataformas podem afetar principalmente a parte cognitiva, de acordo com os cientistas.

G.J

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar