Representantes da Usiminas e da Fiemg Vale do Aço reuniram-se esta semana com dirigentes de empresas que fazem parte do projeto Garimpando Oportunidades para apresentar a nova ferramenta de gestão do programa, a plataforma web. Já disponível e preparado para receber o cadastramento dos fornecedores potenciais de toda a região do Vale do Aço, o novo portal é um avanço que promete mais eficiência ao processo.
O Garimpando Oportunidades é ancorado pela Usiminas, com gestão executiva e administrativa da Fiemg, e fomenta a competitividade e o desenvolvimento da indústria regional, abrindo espaço para que fornecedores locais se integrem às necessidades de empresas parceiras.
Na busca por oferecer mais acessibilidade e eficiência na gestão do programa, o portal foi desenvolvido pela Gerência Corporativa de Governança e Sistemas de Gestão da Usiminas e permite desde o cadastro do potencial fornecedor a oportunidades de negócios, até emissão de relatórios de gestão.
A plataforma web é uma inovação importante para o Garimpando Oportunidades. A partir da sistematização, o processo de homologação e acompanhamento do programa ficará ainda mais transparente e seguro, garante Henrique Hélcio Eleto, coordenador geral do programa pela Usiminas.
O gerente da Fiemg, Wantuir José de Caires, explica que o Garimpando Oportunidades faz uma conectividade da demanda das empresas com os fornecedores que têm expertise para atender. Para ele, a plataforma web é uma inovação do processo que vem em momento oportuno para trazer vantagens a todos, permitindo maior acessibilidade.
Os fornecedores presentes no lançamento receberam instruções de como manusear a plataforma web e também tiveram a oportunidade de dar sugestões de melhorias. O gerente de Produção Bruno Barros Fernandes, da Emfer Estruturas Metálicas, considerou bastante útil a plataforma que permite ao fornecedor conhecer e participar das oportunidades.
O programa permitiu uma proximidade entre demandante e fornecedor e nos dá oportunidade de oferecer produtos com maior valor agregado. O portal dará mais agilidade ao processo e permitirá que conheçamos todas as demandas disponíveis, o que abre espaço para que o próprio fornecedor avalie se tem ou não expertise para atender e, a partir daí, defina se participa da concorrência, afirma Bruno que comemorou o avanço no processo.
A plataforma web
A plataforma é composta por dois módulos, um com acesso público e outro administrativo. No módulo Público, que pode ser acessado pelo endereço www.garimpandooportunidades.com.br, as empresas interessadas realizam e atualizam seu cadastro. Além disso, os usuários podem visualizar as oportunidades de negócio disponíveis e candidatar-se a elas.
As avaliações técnicas também ficam disponíveis para consulta do fornecedor potencial. O módulo público conta com manual explicativo e o fluxo do programa disponibilizado de forma gráfica e intuitiva. Caso o fornecedor potencial tenha alguma dúvida, a plataforma conta com um formulário de Fale Conosco, explica Eleto.
Já no módulo administrativo, os gestores do Programa têm todo o controle das candidaturas através de relatórios, acompanhamento das rodadas de negócio e das oportunidades. Dessa forma todas as informações estão centralizadas e estruturadas para promover uma melhor gestão do Programa Garimpando Oportunidades.
Para o desenvolvimento da plataforma web foram necessários quatro meses de trabalho integrado entre a Gerência Corporativa de Governança e Sistemas de Gestão da Usiminas, da Gestão de Coprodutos e Sustentabilidade e áreas relacionadas na Usiminas e da Fiemg Vale do Aço.