A Unicesumar, por meio dos cursos híbridos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e de Produção busca colocar em prática em Divinópolis um projeto, que visa melhorar a cidade. A ideia é trabalhar aspectos de energia, uso de solo, água e urbanização, como explica o professor e doutor em Engenharia Civil, Aécio Lira. “É mais sustentável, mais inteligente. Nosso projeto vai desenvolver para as cidades uma concepção integrada por exemplo, daquilo que se chama os laboratórios das grandes escolas, das melhores escolas na área de eficiência energética. Esse curso da Unicesumar vem sendo desenvolvido pelas melhores escolas de engenharia. Ele está trabalhando projetos, que a gente chama de Projetos Inovadores que é mudar a sala de aula, a fusão das escolas no chamado modelo híbrido com aula presencial e tecnologias educacionais, fazendo o aluno participar ativamente num curso que atraia a participação dele. É um curso de preço acessível e com mobilidade no ir a faculdade com aprendizado.”
Lira ainda destacou como professor a necessidade das universidades trabalharem o interesse do aluno nas aulas. Segundo Aécio, é necessário fazer com que os alunos participem ativamente das aulas para que então, os mesmos perceberam o retorno do investimento feito para uma graduação. “O aluno de Divinópolis ou das cidades vizinhas tem a seguinte questão – onde fazer um bom curso de engenharia, um bom curso de arquitetura e urbanismo. Nos últimos 10 anos houve uma massificação muito grande dos cursos, 80% desses cursos tem uma má qualidade. O aluno faz um grande investimento e no final não tem aprendizagem. Esse projeto da Unicesumar vem para dar uma sustentabilidade para a cidade, mas exige do formando não só empregabilidade, mas uma qualidade daquele curso que ele se dedica cinco anos, que ele busca financiamento para depois ter, via empregabilidade assumir o compromisso”, comentou.
O principal objetivo do projeto é levá-lo a Prefeitura de Divinópolis, secretarias municipais e empresários. De acordo com o professor o objetivo é mostrar pontos que possam ser colocados em prática em Divinópolis com conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento. “Hoje a maioria das cidades trabalham o que a gente chama de ‘Centros de Inovações’. A gente tem visto experiências exitosas. Divinópolis pela força, ponto de vista de vários eixos de negócios, tem no nosso projeto uma possibilidade integradora. É de interesse nosso apresentar o projeto a Prefeitura, as secretarias e as empresas, fazendo do nosso projeto não mais uma faculdade. Mas, uma faculdade que vai garantir para o aluno empregabilidade, garantir para a cidade um sistema sustentável, com uso de água, uso de solo e eficiência energética”, encerrou.