Uemg retoma vestibular próprio, mas reserva 25% das vagas para o SiSU

Acesso ao Programa de Reserva de Vagas (Procan) será exclusivo pelo vestibular próprio; no SiSU, as oportunidades serão de ampla concorrência

O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) aprovou, em sessão ordinária, a distribuição, para 2022, de vagas de graduação para a seleção de novos estudantes. Segundo a Resolução CONUN nº 524/2021, haverá duas formas de ingresso previstas: o SiSU, que utiliza as notas obtidas no Enem 2021, e o vestibular próprio, retomado pela instituição para os próximos anos.

Enquanto a primeira modalidade (SiSU) será exclusiva para a ampla concorrência e responderá por 25% do total de vagas oferecidas, o vestibular próprio da Uemg distribuirá 75% das oportunidades em diversas categorias, da seguinte maneira:

·         5% ampla concorrência;

·         20% inclusão regional;

·         50% Procan.

Os interessados em concorrer às vagas por quaisquer modalidades devem aguardar as publicações dos respectivos editais no site uemg.br para conhecerem melhor as modalidades, o cronograma e outras informações indispensáveis aos candidatos.

Inclusão regional

Pensada como forma de assegurar o ingresso dos cidadãos mineiros na Uemg, a categoria de Inclusão Regional pode ser adotada por candidatos que cumprirem dois critérios simultâneos em sua inscrição no vestibular: ser residente do estado de Minas Gerais e ter cursado o ensino médio em instituições de ensino públicas mineiras (municipais, estaduais ou federais).

Os documentos comprobatórios desses quesitos serão anexados oportunamente em sistema específico da Área do Candidato, a ser criada pela universidade durante o processo seletivo.

Procan

Assim como a categoria de Inclusão Regional, o Programa de Seleção Socioeconômica de Candidatos (Procan) é uma política institucional de inclusão, atuando na democratização do acesso ao ensino superior. A iniciativa busca a reserva de vagas para candidatos negros, quilombolas, pessoas com deficiência ou que sejam egressas de escola pública e tenham baixa renda, além da população indígena e dos povos ciganos, em conformidade com a Lei Estadual nº 22.570/2017.

Desse modo, os 50% das vagas a serem oferecidas, via vestibular, para o Procan 2022, serão distribuídas nas seguintes categorias:

·         Categoria I – 21% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;

·         Categoria II – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;

·         Categoria III – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;

·         Categoria IV – 2% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;

·         Categoria V – 16% das vagas para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;

·         Categoria VI – 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Cabe ressaltar que, com exceção das pessoas com deficiência, as demais categorias devem comprovar tanto a baixa renda quanto a conclusão do ensino médio em escola pública.

As informações sobre os documentos necessários para a comprovação de pertencimento a cada uma das categorias, e as demais explicações de como concorrer pelo Procan, estarão disponibilizadas oportunamente no edital do vestibular, a ser publicado pela Uemg.

Habilidades específicas

A resolução informa, ainda, que os candidatos aos cursos oferecidos pela Escola de Música da Uemg, em Belo Horizonte, serão avaliados por meio de Prova de Habilidades Específicas. Mediante aprovação nesta etapa, os estudantes poderão participar das provas gerais.

As informações são da Agência Minas.

Foto: Divulgação / Uemg

Pesquisar