Uberaba tem 230 leitos ao total, mas ocupação não chega a 30%, segundo Saúde

Uberaba possui baixa ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em relação àqueles que atendem exclusivamente pacientes da Covid-19, a taxa de ocupação varia semanalmente, mas não ultrapassa 30%, conforme dados obtidos junto à Secretaria Municipal de Saúde. Porém, hoje, a taxa é de 6,5%, segundo o titular da pasta, Iraci Neto.

Ele informa que a SMS fez um plano de contingenciamento para conseguir trabalhar de forma técnica, reservando leitos para o atendimento aos pacientes da Covid-19, através de hospitais de base, sem deixar de atender outras demandas de urgência e emergência, produzindo relatórios técnicos para acompanhar de perto a capacidade operacional hospitalar no município.

Conforme revela, a taxa de ocupação está baixa nos hospitais de forma geral – o que inclui as redes pública e privada. Segundo ele, “somando os leitos das unidades hospitalares públicas e privadas que atendem a Covid-19, há uma oscilação diária e semanal de 20% a 30% de taxa ocupação”, diz. No Hospital Regional, segundo Iraci, essa taxa cai ainda mais, em torno de 10% a 15% “dependendo do dia e da semana”. Nesta quarta-feira (6), por exemplo, a taxa de ocupação de leitos exclusivamente de Covid-19, é de 6,5%, conforme revelou o secretário, em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira.

Ainda de acordo com ele, somando os leitos de UTI e leitos de enfermaria, Uberaba tem cerca de 230 leitos públicos e privados para a Covid-19, sendo 70 de UTI em torno de 160 de enfermaria. Em relação aos leitos públicos, importante destacar que a diária paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a Covid-19 é de R$ 1.600, em caráter excepcional, durante o período de calamidade pública. O valor é mais que o triplo de um leito, do tipo III, para atender pacientes com diversas patologias, como AVC e infarto, que é de R$ 508. Os dados são do Ministério da Saúde.

Iraci Neto reforça que o Hospital Regional é hospital de base, com 30 leitos de UTI preparados com toda a estrutura, inclusive de pessoal, para receber os pacientes e mais 40 leitos de enfermarias prontos. Além disso, o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) possui seis leitos para Covid-19 em pediatria e para gestantes de alto risco em leitos de UTI, e um leito de UTI neonatal específico para a Covid-19. Em relação à outras demandas no HC, a taxa de ocupação, segundo o secretário, é relativamente alta, chegando a 80%, visto que não foram suspensos os atendimentos de urgência e emergência.

Iraci Neto também explica que na rede privada, os hospitais de base são o Hospital e Maternidade São Domingos (HMSD) com 20 leitos de UTI preparados para atender Covid-19 e o Hospital Universitário Mário Palmério (MPHU) com 10 leitos preparados.

“Dentro desse cenário, o município se encontra com segurança e tranquilidade relativas, que se transforma em total e absoluto controle da situação do Covid-19 em Uberaba”, diz. Ainda segundo ele, os casos suspeitos de síndrome gripal também são monitorados.

“Então esse cenário, esse controle, avaliação, monitoramento, até a fiscalização dos hospitais estão sendo feitos por todos os eixos da Secretaria Municipal de Saúde para que possamos, através dos dados, da informação em tempo real, seguir os passos firmes e seguros na proteção e na prevenção da disseminação da doença no município de Uberaba” finaliza.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar