Estudo da empresa de consultoria Macroplan sobre as cem maiores cidades brasileiras com o maior número de idosos e mortes por doenças crônicas entre a população de 30 a 69 anos. A metodologia do estudo da Macroplan levou em conta 15 indicadores de saúde, saneamento básico, segurança e educação. Entre elas, Uberaba não só figura como protagoniza: é a 3ª em Minas e 21ª no país em número de idosos. As informações são da revista Exame.
Em número de pessoas com mais de 60 anos, a cidade de Santos está no primeiro lugar do ranking, com 21,5%. Com relação à mortalidade provocada por doenças crônicas, a atenção é voltada ao estado do Rio de Janeiro, que tem Petrópolis e Nova Iguaçu nos 1º e 3º lugares.
Em Minas Gerais, a cidade com maior número de população mais velha é Juiz de Fora, com 15,2%. Na sequência aparece a capital Belo Horizonte, com 14,2% e na sequência está Uberaba, com 13,6%. A nível país, Uberaba supera grandes cidades como, São Paulo (13,5%), Curitiba (13,1%), Sorocaba (12,4%), Vila Velha (12%), Uberlândia (11,4%) e Campo Grande (11%).
Com relação às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), Uberaba é a segunda no ranking em Minas, com taxa de 314,2 a cada 100 mil habitantes, atrás apenas de Governador Valadares (365,8). Na prática, é a segunda cidade mineira em mortes por doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Tanto idade quanto comorbidades anteriores são fatores importantes para o índice de letalidade do novo coronavírus.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba