Avaliações já contam com cerca de 200 inscritos; clube afirma que tem se organizado há anos para o retorno gradual; time feminino adulto também pode ser criado
Que torcedor periquito não sonharia em ver o Sport de volta ao futebol profissional, e de forma estruturada? Este é um dos sonhos da gestão e de diretores do Verdão da Avenida, que têm outro objetivo sendo solidificado nos últimos anos, tratado como a base do processo: se tornar uma referência na formação de jovens. Neste caminho, a agremiação juiz-forana dá passo importante em 2022: voltará a disputar o Campeonato Mineiro de base, nas categorias sub-15 e sub-17. Em seu site, inclusive, o clube já divulga a realização de uma seletiva voltada à competição, com avaliações programadas para o período entre 7 e 11 de março.
“A ideia não é simplesmente voltar, mas também permanecer e ficar estruturado para ser mais uma ferramenta para a cidade”, introduz o diretor de Futebol do Sport, Diego Almeida. “Já faz quatro ou cinco anos em que estamos reestruturando a base, nos organizando, montando nosso currículo metodológico para voltar na questão do Mineiro. Sempre foi nosso objetivo, mas dentro dos nossos princípios de organização, de um trabalho de formação de excelência para retornarmos ordenados. Assim conseguimos nos manter na competição e ser protagonistas”, completa o diretor.
Diego conversou com a reportagem repassando informações e posicionamentos conjuntos de profissionais que participam ativamente deste retorno do Sport, como o presidente João Pereira (Dudinha), o vice Daniel Moreira, o diretor de Esportes Flávio Freitas (Alisson) e o coordenador de Futebol Ramon Rodrigues. Nestes relatos, o clube confirma a intenção de voltar a ter um time profissional, mediante pilares sólidos construídos ou reforçados nos próximos anos.
“A ideia do clube é estruturar as categorias de base, ter um currículo metodológico para potencializar todas as categorias, do sub-7 ao sub-17. E futuramente vamos abrir o sub-20, até chegar no profissional. Faz parte dos nossos objetivos chegar no profissional, mas para isso a base tem que estar bem estruturada para oportunizar os atletas. Por isso que o processo está longo, de quatro, cinco anos. Temos que solidificar tudo. Assim poderemos ter projetos organizados e conseguiremos atingir os objetivos, são ser referência de base e no profissional. Ter um case vencedor”, garante Diego.
Ainda segundo informações do clube, não há pendências com a Federação Mineira de Futebol para este retorno na base, que pode ocorrer já no primeiro semestre. O intuito é o de realizar os jogos no Estádio Dr. José Procópio Teixeira, na sede do clube, no Centro.
Sport feminino
O projeto que vem sendo trabalhado também contempla a inserção e maturação das categorias de base femininas, além da montagem de um time adulto para também disputar o Campeonato Mineiro. “Queremos montar o feminino da base ao adulto. Já temos algumas meninas trabalhando na base, e o intuito é chegar ao profissional”, confirma o diretor de Futebol.
Inscrições abertas para seletiva
Cerca de 200 jovens já se inscreveram para a “Seletiva do Campeonato Mineiro”, como tem sido chamada pelo Sport. As avaliações são gratuitas e ocorrem entre os dias 7 e 11 de março, no campo do Verdão da Avenida. Os interessados devem preencher formulário no site oficial do clube (www.sportclubjf.com.br) e, nos dias das atividades, levar chuteira, meião, caneleira, short e camisa apropriados para a prática.
Há previsão de encerramento das inscrições em 4 de março, a três dias do início das observações. “A ideia é pegar atletas da região para oportunizar eles em uma semana de seletiva, em um contexto diferente que estamos aplicando. Vamos buscar oportunizar o máximo de atletas que for possível e criar um protocolo específico para esses cinco dias”, projeta Diego.
Novos parceiros à vista
O Sport deve oficializar, nos próximos dias, parcerias com instituições de ensino da cidade que também irão viabilizar o retorno do clube para a disputa do estadual de base, inicialmente na segunda divisão sub-15 e sub-17. Uma coletiva de imprensa será organizada para os anúncios.
“Só estamos anunciando a participação no Mineiro porque há anos nos organizamos, de forma estrutural, na gestão, comissões técnicas e o lado financeiro para entrarmos na competição, sabendo que ela tem vários gastos. Nesse sentido, estamos fazendo várias parcerias com universidades e faculdades para potencializarmos esse processo todo. Por isso existe um grupo de diretores e gestores trabalhando diariamente para apresentar o melhor aos atletas, pais e familiares para esta competição. Acredito que o clube vai estar totalmente preparado para a disputa do Campeonato Mineiro.”
As informações são da Tribuna de Minas – Associada Amirt
Foto: Divulgação/Sport Club