Programa premiou nove projetos de escolas públicas da região, além de uma instituição de ensino de Timóteo, no Vale do Aço
No dia 13 de dezembro foi realizada a etapa estadual da Olimpíada Empreendedora do Sebrae Minas, com a premiação de nove projetos de escolas públicas do Triângulo Mineiro e um de Timóteo, no Vale do Aço. Além de premiar as melhores ideias, o programa, que foi totalmente on-line e gratuito, contou com uma jornada de aprendizagem para educadores da rede pública de ensino, com o objetivo de ativar e estimular a cultura de aprendizagem empreendedora e de inovação.
Na categoria Ensino Médio, o vencedor do primeiro lugar foi o projeto de estímulo à doação de sangue “Aprendiz Sangue Bom”, da Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (Feti), de Uberaba. “Tentamos ajudar aqueles que precisam de transfusão de sangue, criando uma cultura nos nossos jovens quanto à importância da doação”, ressalta a professora Rosângela de Andrade Almeida Fernandes. O segundo lugar ficou com o projeto “Sempre Belas” e o terceiro foi conquistado pelo projeto “Evolution”, ambos também da Feti.
Na classe Ensino Fundamental II, quem ficou com o primeiro lugar foi a equipe da Escola Municipal Santa Maria, também de Uberaba, que apresentou o projeto “Mãos que Ajudam”. De acordo com a professora Claudia Santos Silva Rabelo, trata-se de uma ação de cunho social junto às pessoas que pedem auxílio nos semáforos. “Sugerimos a criação de uma rede conveniada, que venderia fichas para serem utilizadas em restaurantes, farmácias e em outros estabelecimentos conveniados. Ao invés de doar dinheiro, as pessoas poderiam auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade de uma forma diferente”, explica. O projeto “Original”, da Escola Municipal Uberaba, conquistou o segundo lugar, e a terceira colocação ficou com o projeto “Empreendedor V.I.T.A”, da Escola Estadual Maria de Magalhães, de Araxá.
Já no Ensino Fundamental I, o primeiro lugar foi para o projeto “Litera Books”, da Escola Municipal Professor Djalma Alvarenga de Oliveira, de Nova Ponte; a “Comunidade Fantástica”, da Escola Municipal Olavo de Oliveira Ferreira, de Delta, dividiu a segunda colocação com o “Presidente Vargas”, da Escola Municipal Presidente Vargas, de Nova Ponte, e o projeto “Sapore”, da Escola Estadual Tenente José Luciano, de Timóteo, ficou em terceiro lugar.
A analista do Sebrae Minas Joana Rafaela Corrêa explica que os projetos propostos pelos alunos visaram solucionar problemas identificados por eles mesmos. “Conhecer para aprender a fazer, a conviver e a sentir. Esse é o compromisso de uma educação pautada na diversidade e integralidade do sujeito para novos tempos, com novas formas de pensar.”
Olimpíada Empreendedora 2021
A edição de 2021 da Olimpíada Empreendedora teve a participação de 417 educadores de todo o estado na Jornada de Aprendizagem e 118 educadores na etapa do Desafio. No desafio, os educadores formaram equipes com os estudantes, e foram estimulados a empreenderem soluções para desafios reais do contexto escolar, com o objetivo de transformar a realidade ao redor. Foram 68 equipes inscritas e 30 delas classificadas para a etapa estadual.