TRE-MG faz campanha de atração de voluntários para atuação nas eleições

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) lançou campanha para atrair mesários voluntários para atuar nas eleições de 2020. Com o tema “Seu papel é fundamental para a democracia e a transparência das eleições”, a campanha tem o objetivo de esclarecer sobre a importância da função, aumentando o percentual de eleitores que se dispõem a trabalhar, de forma voluntária, como mesários. 

Interessados, maiores de dezoito anos, devem se inscrever por meio do site do TRE-MG, preenchendo uma ficha, ou no cartório eleitoral em que estiver inscrição eleitoral. O voluntário também pode se inscrever pelo Disque-Eleitor (148). Entretanto, as inscrições não são em igual proporção em todas as zonas eleitorais do Estado, pois em algumas o número de voluntários é superior ao necessário para suprir as seções e, em outras, o número é inferior. Em 2020, estima-se que serão necessários 200 mil mesários para atuar perante as mesas receptoras de votos nas 304 zonas eleitorais de Minas Gerais. 

Aqueles que vão trabalhar como mesários são nomeados em até dois meses antes das eleições, mas esse prazo pode variar de acordo com cada cartório eleitoral. Antes das eleições é realizado treinamento para capacitação da função. Atualmente, a Justiça Eleitoral mineira conta com mais de 210 mil eleitores inscritos para trabalhar como mesário voluntário.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar