Coroação de Nossa Senhora da Abadia, transmitida on-line neste sábado (15), teve cerca de 15.520 visualizações nos canais oficiais da festa. A celebração ocorreu no interior do Santuário Basílica de Nossa Senhora Da Abadia, com poucas pessoas acompanhando presencialmente.
A padroeira de Uberaba foi coroada por cinco mulheres com histórias ligadas à pandemia, entre profissionais de saúde e mãe de vítima fatal da covid-19. Na ocasião, foi lançada a festa de 2021, com o tema “140 anos de fé, história e devoção – 100 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Abadia”.
O coroamento iniciou às 20h, conduzido pelo reitor e pároco do Santuário, padre Alexsandro Ribeiro Nunes, e pelo tenor Thiago Neves, com a participação de um pianista e pequena orquestra formada por membros da Polícia Militar.
Antes, por volta das 16h30, a santa saiu em carro aberto da Guarda Municipal e percorreu vários bairros da cidade. O trajeto foi acompanhado por batedores da Polícia Militar, caminhão do Corpo de Bombeiros, carro de som e devotos. A carreata também foi transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube do Santuário.
Continua depois da publicidade
Com significativa queda de visitantes, a passada durante o dia ao Santuário foi marcada pelo "novo normal". Tanto fora quanto dentro do Santuário era preciso respeitar o distanciamento social, embora fila para entrar ao local tenha registrado momentos de aglomeração. Para visitar a santa, o fiel deveria usar máscara, medir a temperatura e higienizar as mãos. Totens com álcool em gel foram distribuídos em todas as entradas, enquanto fitas zebradas foram colocadas no banco para controlar o assento.
Devido à pandemia, a tradicional festa, este ano, foi exclusivamente on-line. Todos os 15 dias puderam ser vistos em celebrações transmitidas pelas redes sociais do Santuário. Visitação à imagem da santa e oração pessoal puderam ser realizadas todos os dias.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba