Trabalho voluntário pode reduzir solidão em viúvos, afirma estudo

O medo de ficar sozinho, além de trazer grandes riscos à saúde, é um dos maiores receios da terceira idade. Um dos principais motivos para o isolamento é a perda de entes queridos, como o cônjuge, por exemplo.

Um estudo publicado pelo Jornal de Ciências Psicológicas e Ciências Sociais encontrou uma maneira de reduzir a solidão em viúvos: ajudar outras pessoas com trabalho voluntário.Cem horas por ano, ou pelo menos duas horas por semana, podem reduzir a solidão e trazer melhorias aos indivíduos.

Os cientistas analisaram dados de mais de cinco mil adultos casados, com idades acima de 51 anos. Os idosos foram observados entre os anos de 2006 e 2014. Durante esse período, os pesquisadores determinaram a relação entre solidão e ficar viúvo e se a solidão de perder um cônjuge foi reduzida pelo voluntário.

Os participantes podiam escolher entre três categorias para se voluntariar, sendo a primeira 99 horas por ano, a segunda, 100 a 199 horas por ano, e a terceira, 200 ou mais horas por ano.

O estudo revelou que a solidão era significativamente maior naqueles que ficaram viúvos, em comparação com aqueles que permaneceram casados. Os que voluntariaram duas ou mais horas por semana apresentaram diminuição da solidão. Com isso, os viúvos ficaram com níveis de isolamentos semelhantes aos de indivíduos que continuaram casados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar