São Paulo – Podcast e streaming podem fornecer alguma “gordura” ao crescimento do rádio. Nielsen já mostra uma recuperação da audiência entre o público de maior poder aquisitivo
O GroupM fez um levantamento sobre o crescimento da publicidade no mercado norte-americano para 2021 e os próximos anos, excluindo gastos relacionados à política. E na previsão é esperado um crescimento substancial de 7.6% para o veículo neste ano, colaborando com as estimativas de outras análises. O que chama a atenção no relatório é o fato do GroupM destacar que o áudio digital, em especial o podcast, pode adicionar uma parcela importante no faturamento das emissoras. Outro ponto importante, a partir de um estudo da Nielsen, mostra que as rádios já recuperaram completamente a audiência de famílias com renda mais elevada nos Estados Unidos. Acompanhe os recortes:
Na semana passada o tudoradio.com repercutiu a previsão da Borrell, que apontou que o rádio vai experimentar um crescimento de 6,9% em 2021 nos Estados Unidos, com evolução diferente em cada mercado (alguns podem crescer acima dos dois dígitos). A análise anterior considera os anúncios locais, mais expressivos para o rádio. E no caso do GroupM, o relatório acaba considerando esse perfil de anunciante e projeta um avanço de 7.6% para o veículo em 2021.
Nos dois casos não haverá ainda uma recuperação do nível de investimento publicitário que era visto antes de 2020, ou seja, o crescimento para 2021 ainda não será suficiente para resolver a equação negativa vista devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus que, apesar do rápido avanço da vacinação nos Estados Unidos, o país ainda está sob efeito do vírus em vários setores. Porém, na sequência, é prevista uma trajetória de normalização para todas as mídias.
O que chama a atenção no relatório da GroupM, destacado pelo portal Inside Radio, é a importância do áudio digital na estratégia de crescimento publicitário do rádio. Ele pode ser responsável por adicionar uma ‘gordura’ fundamental para a evolução financeira do meio, com destaque para os podcasts. “Novas formas de rádio – incluindo podcasting, mas também serviços de streaming de áudio – ajudam a fornecer alguma ‘sizzle’ ao meio, embora a orientação local da base de anunciantes do rádio restrinja o crescimento”, afirma Brian Wieser, presidente Global de Business Intelligence do GroupM.
O executivo do GroupM também chama a atenção para o comportamento de pequenas empresas, que podem ser uma parte maior da atividade econômica. Segundo a reportagem do Inside Radio, isso é especialmente bom para o áudio e para a rádio local em particular. Weiser aponta que há um número crescente de pequenas empresas que surgiram durante a recuperação econômica por lá. “Cada um deles provavelmente gastará alguma quantia em publicidade, mesmo que todas as pequenas empresas percam coletivamente parte da atividade econômica em relação às maiores”, afirma o executivo.
Os incentivos fiscais para os consumidores norte-americanos e o afastamento do país em relação aos efeitos pandêmicos a partir de 2021 impulsionam as projeções positivas. “Nossa atualização das expectativas é principalmente um reflexo da recuperação mais saudável do que o esperado da economia das profundezas da pandemia, combinada com o impacto significativo do estímulo fiscal que o governo federal está fornecendo aos consumidores”, afirma Wieser.