Tempo quente e seco favorece infestação de escorpiões; veja como se prevenir

Em meio ao clima quente e o tempo seco, começam as infestações de escorpiões em Uberaba. No Frei Eugênio, vários moradores reclamam da quantidade de escorpiões que estão sendo encontrados nas residências, o que gera risco para as pessoas, principalmente idosos e crianças.

De acordo com a bióloga do Departamento de Zoonoses Vilma Regina Cunha Rezende, a população pode acionar o órgão em casos de infestação de escorpiões por meio do telefone 3315-4173. “Uma equipe vai ao local para orientar sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas para minimizar e eliminar o problema”, diz.

Conforme explica, as ações preventivas são preconizadas pelo Ministério da Saúde e têm como foco eliminar os pontos críticos que permitem a entrada de escorpiões nos ambientes. “A principal é a vedação da rede de esgoto, pois é onde há uma grande quantidade de baratas, que são o alimento preferido deles”, diz.

Além disso, a bióloga recomenda os moradores a manterem as tampas das caixas de passagem de esgoto e de gordura sem frestas nem rachaduras. Também é necessário vedar os ralos de banheiros e mantê-los fechados quando não estiverem em uso, como também os ralos de tanques. “Os ralos de pias devem ser tampados no período noturno pois é nesse horário que os escorpiões são mais ativos”, completa.

E mais, ao saírem do esgoto, os escorpiões se escondem em frestas de paredes, de rodapés, de portas, de piso e outras frestas. Desta forma, estes espaços devem ser eliminados para não propiciar abrigo. E, à noite, segundo Vilma Rezende, é bom também vedar aberturas sob as portas de acesso às áreas externas da residência.

Outra recomendação da bióloga é manter os quintais limpos, sem acúmulo de materiais, capinados e rastelados e ter um cuidado maior com o lixo, que deve ser bem embalado e colocado para a coleta no devido dia e horário, pois o lixo atrai baratas e as baratas os escorpiões”, finaliza Vilma.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

%d blogueiros gostam disto: