Sul-africana da à luz a dez bebês aos 37 anos; mulher já é mãe de gêmeos

Duas crianças só foram descobertas na hora do parto, que ocorreu nessa segunda-feira (7)

Nessa segunda-feira (7), Gosiame Sithole, de 37 anos, deu à luz a dez bebês em um hospital de Pretoria, na África do Sul. A sul-africana, que estava grávida há 29 semanas, ou seja, sete meses e uma semana, passou por uma cesárea, conforme informou o marido, Tobho Tsotesi, ao jornal local ‘Pretoria News’.

Gosiame e Tobho são pais de três meninas e sete meninos. “Estou feliz, emocionado, não consigo nem falar muito”, disse o pai. Além disso, o casal também é pai de gêmeos de seis anos. “Chocada e fascinada”, relatou a mãe.

Os médicos acreditavam que Gosiame estava grávida de sêxtuplos. Porém, com o avanço da gravidez descobriram que a mulher estava a espera de oito bebês. Somente na hora do parto as outras duas crianças foram descobertas.

“Eu não acreditei, duvidei, estava convencida de que se fosse mais, seriam gêmeos ou trigêmeos, não mais do que isso. Quando o médico me disse, eu levei tempo para acreditar, mesmo quando eu vi os exames eu não acreditei. Mas, com o passar do tempo, percebi que era realmente verdade. Foi difícil dormir pensando nisso”, relatou Gosiame.

Dini Mawela, professora da Universidade de Ciências da Saúde Sefako Makgatho, informou que o caso é raro e que as crianças irão passar os próximos meses na incubadora, para que terminem de se desenvolver.

“É uma situação única. Não sei com que frequência isso acontece. É de risco extremamente alto e altamente complexa. O perigo é que, como não há espaço suficiente no útero para as crianças, a tendência é que elas sejam pequenas”, explicou.

A médica ainda ressaltou que há possibilidade de que os pais percam alguns filhos nas próximas semanas, mas também há chances de sobreviverem. “Mas as chances de sobrevivência são, sim, comprometidas.”

Foto: reprodução/ IOL NEWS

Abert

Pesquisar