Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a graduação em universidades públicas do país
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, começam nesta terça-feira (6). Os estudantes terão até sexta-feira (9) para garantir a seleção por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.
Para realizar a inscrição no Sisu, os interessados não podem ter zerado a redação do Enem 2020. Além disso, devem manifestar interesse em até duas opções de curso/instituição e especificar a ordem de preferência. Ainda será possível optar pelas vagas de ampla concorrência ou reservadas a políticas de ações afirmativas, ou seja, as cotas.
No site sisu.mec.gov.br, o estudante poderá realizar sua inscrição e também conferir a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.
Como os dados são atualizados periodicamente conforme o processo das inscrições, o estudante também poderá alterar as suas opções durante esse período e até cancelar a inscrição. Desta forma, a classificação será realizada com base na última alteração feita.
No dia 13 de abril, será divulgado o resultado da única chamada do Sisu. Entre os dias 14 e 19 de abril, poderá ser realizada a matrícula, de acordo com o atendimento definido por cada instituição.
Caso o estudante não consiga a vaga na chamada regular, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera. Para isso, é necessário acessar a página do Sisu entre os dias 13 e 19 de abril e escolher apenas um dos cursos que optou.