Sindicomércio rebate críticas do presidente da CDL Uberaba

Arquivo


Para Marcelo Árabe, os comentários do dirigente da CDL são “desconexos”

 

Presidente do Sindicomércio, Marcelo Carneiro Árabe, rebate as críticas do presidente da CDL Uberaba Ângelo Crema, sobre os altos valores cobrados para o lojista para o funcionamento sobre o comércio no feriado desta segunda-feira (7), da Independência do Brasil.

Para ele, os comentários do dirigente da CDL são “desconexos”. Marcelo diz que enquanto representante legal das empresas do comércio de Uberaba, conhece os enormes prejuízos causados à economia em decorrência do excessivo número de feriados existentes, e, assegura que “luta arduamente” todos os anos durante as negociações coletivas de trabalho pela melhoria desse cenário, assegurando às empresas representadas as melhores condições para gerar resultados positivos economicamente.

Já o gerente executivo do Sindicomércio, Thiago Árabe Castejon, esclarece que anualmente é feita a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicato dos Empregados, onde são definidos os índices de reajuste salarial, piso da categoria, valor das gratificações, além de outras questões, como, por exemplo, o trabalho em feriados e horário de funcionamento do comércio em datas comemorativas. “O intuito das negociações é prover o melhor e o mais justo para as empresas e trabalhadores do comércio da cidade”, acrescenta.

Nesse sentido, Thiago Árabe diz que a entidade conseguiu negociar e autorizar o trabalho no feriado da Independência do Brasil possibilitando que as empresas representadas abram nesse dia, promovendo, assim, uma alavancada na economia local.

Conforme ressalta, em regra, não se pode trabalhar em dias de feriado, “contudo, para o comércio, a legislação permite que se busque tal autorização mediante negociação coletiva entre os sindicatos patronal e laboral, devendo, para tanto, haver contraprestações pelo trabalho nesses dias, como o pagamento de gratificação e folga compensatória”, finaliza.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar