Sindicomércio protocola ofício na PMU requerendo entrada controlada do cliente no comércio

Foto/Jairo Chagas

Comércio em Uberaba está podendo funcionar, mas os clientes não podem entrar

Sindicato do Comércio (Sindicomércio) de Uberaba propõe entrada controlada do consumidor no estabelecimento de atividade não essencial. Descontente com a restrição de cliente no interior da loja, prevista no Decreto 5459/2020, entidade protocolou ofício na Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) na última semana e aguarda resposta, afirmou nesta terça-feira (28) o gerente executivo da entidade, Thiago Árabe Castejon.

Comerciantes sugerem entrada controlada de clientes em estabelecimentos 

O gerente pontua que também foi externada no ofício a indignação com a falta de diálogo. Segundo Castejon, o Executivo não procurou nem a entidade patronal nem o sindicato dos trabalhadores da categoria antes de editar o último decreto. “Não houve consulta em relação ao horário de comércio nem à possibilidade de alguns comércios abrirem ou não”, declara o gerente.

Em nota oficial divulgada pelo Sindicomércio, a entidade ressalta que a autorização de acesso ao comércio de forma “organizada e responsável”, seguindo regras de higienização, de uso de máscara e de distanciamento social, contribuiria para a saúde financeira das empresas “neste momento tão delicado”.

No documento, o sindicato representante do comércio varejista, atacadista e de prestação de serviço em Uberaba destaca que “as empresas atingiram um de dificuldade jamais visto, assistindo com desesperança o fechamento de muitos negócios, a inadimplência e, principalmente, a demissão de milhares de trabalhadores. E sem direito a voz com o Poder Municipal nestas decisões”, desabafa.

“A nossa expectativa é que haja um bom senso da Prefeitura, haja visto que estamos vendo a prefeitura de Uberlândia liberar para funcionar shopping e restaurante. Estamos vendo cidades próximas, que são até menores que a nossa, conseguindo abrir o comércio, e Uberaba não. A economia tem que girar”, desabafa o gerente.

À reportagem, a Prefeitura de Uberaba confirma o protocolo do documento. “De acordo com o chefe de Gabinete, Fernando Hueb, o documento foi protocolado. Todas as ações que estão sendo tomadas são transmitidas pelo prefeito Paulo Piau ao Comitê Técnico e ao Grupo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19, que inclusive na sua composição existem representantes do comércio, como CDL, Aciu dentre outras entidades de classe. Todas as ações estão sendo tomadas com base em dados técnicos produzidos pelo Comitê Técnico da Saúde e serão, em momento oportuno, discutidas e o que ficar definido divulgado amplamente.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar