Shopping espera que novo decreto permita a reabertura controlada

Jairo Chagas

Shopping Uberaba se prepara para a reabertura, ainda que controlada, para receber o público. Até agora não foi definida nenhuma data, porém há grande expectativa de publicação de novo decreto municipal que possibilite a medida com protocolos sanitários para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), conforme revela o superintendente Guilherme Vilela. “Estamos aguardando a manifestação dos órgãos municipais para que esta reabertura ocorra em breve”, informa.

Ele defende a reabertura, assim como está ocorrendo nas lojas de rua, para atender às necessidades da população. De acordo com o superintendente, Minas Gerais está com uma situação relativamente confortável em comparação ao país com relação à doença, e isto pode permitir que ocorra a reabertura de forma gradual, com fluxo controlado.

O governo de Estado vem sinalizando com a possibilidade e, conforme destaca, neste sentido, shopping centers de vários municípios mineiros, como por exemplo Governador Valadares e Betim, estão sendo reabertos e, a partir do próximo sábado (2), os malls de Uberlândia. Em todo Brasil, estima-se que em torno de cinquenta shopping centers tenham sido reabertos.

Ainda segundo o superintendente, a reabertura deve ocorrer em etapas, deixando os cinemas, academia, entretenimentos infantis e os restaurantes com alimentação presencial para uma segunda etapa. “Em primeiro momento seria a reabertura das lojas comerciais, se igualando ao comércio de rua, que está aberto há mais de uma semana”, justifica. Porém, ele defende a forma de acesso com fluxo ordenado e limitado, “cuja determinação deve partir dos órgãos municipais de forma consciente e ponderada, técnica e com ponto de equilíbrio”, diz.

Para acesso ao Shopping Uberaba, o controle é constatar quem está de máscara, aferir temperatura e fornecimento de álcool em gel. A proposta é ter controle de público para o acesso às lojas, com limite de distanciamento entre uma pessoa e outra.

Guilherme Vilela também informa que houve redução de custos fixos e ações visando a preservar, principalmente, os lojistas. Conforme revela, o Shopping Uberaba, que possui 21 anos de existência, tem relação de grande parceria com os lojistas, diferente do que ocorre nas lojas de rua. “Já passamos por diversas crises e essa é a maior delas e também vamos superá-la”, assegura.

Para a possível reabertura, um conjunto de ações já está em planejamento para evitar aglomerações, seguindo os padrões de higienização, orientações sobre uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel, medição de temperatura. O trabalho consiste em tomar uma série de atitudes que trarão para os clientes a certeza de que podem retornar de forma tranquila.

A maior parte das lojas funciona no sistema delivery e ainda com o formato em que os clientes adquirem os produtos nas lojas via online e os retiram em um ponto de apoio, sem sair do carro, agendando o horário da retirada diretamente com os vendedores.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar