A cantora Shakira está envolvida em uma enorme polêmica. O jornal El País informou que a artista está no meio de uma investigação, na Espanha, e que as autoridades locais descobriram que a colombiana tem mais de 12 “empresas fantasmas” em paraísos fiscais. Agora, a diva do pop está sendo acusada de esconder o dinheiro para não pagar impostos fiscais.
De acordo com as investigações realizadas por uma inspetora da Fazenda espanhola, Shakira tem 14 empresas sem funcionários e materiais. Além disso, foram reconstruídos os milhões que a cantora recebeu de lucro. Conforme as apurações, a maioria do paraíso fiscal está localizado nas Ilhas Virgens britânicas.
As investigações ainda revelaram que a colombiana cede seus direitos de imagem a uma das empresas fantasmas por US$ 1 e para outra que está registada em Luxemburgo, na Europa. Shakira ainda teria pagado apenas 2% de seus lucros com a turnê Sale el Sol, e quase todo o valor das entradas vendidas foram parar nas Ilhas Virgens e depois a uma empresa das Ilhas Caymã.
O jornal também revelou que as investigações apontaram que o desfalque em impostos espanhóis chega a US$ 17,3 milhões. Já os advogados da artista trabalham para desvencilhar as acusações, que podem levar à prisão.