ESTÔMAGO
A produção brasileira Estômago nos apresenta Raimundo Nonato. O filme se passa em dois momentos que são contados paralelamente. Um desses momentos mostra quando Nonato chega à cidade grande em busca de mais oportunidades e começa a trabalhar como faxineiro numa lanchonete. Logo ele acaba descobrindo que leva jeito na cozinha e suas coxinhas encantam desde os clientes da lanchonete, a Iria, uma mulher com quem ele começa a se envolver e até o dono de um restaurante italiano, que o convida para trabalhar como assistente de cozinheiro. Enquanto isso se desenrola, ao mesmo tempo vemos quando ele vai para a prisão e acompanhamos suas estratégias para sobreviver na cadeia. Ele é colocado numa cela junto com vários homens e para conseguir seu espaço e ser aceito pelos outros prisioneiros, Nonato passa a cozinhar para eles. À medida que vamos nos aproximando do fim, podemos entender a ordem dos fatos, compreendendo então o que levou a que.
JULIE E JULIA
Dando sequência temos o filme Julie e Julia. O longa mostra sobre o início da carreira de Julia Child, uma americana que se mudou para Paris com seu marido que era funcionário da embaixada dos Estados Unidos, em 1948. Um pouco entediada e buscando algo para se ocupar ela se interessou pela gastronomia e mergulhando em um mundo de temperos, cozidos e sabores. Com isso, ela passou a apresentar um programa culinário na TV. Já 50 anos depois, podemos acompanhar Julie Powell, uma nova-iorquina que está prestes a completar 30 anos e está bastante frustrada com a vida. Determinada a encontrar um sentido para sua vida, Julie embarca em desafiador projeto: ela decide cozinhar todas as 524 receitas de Julia, em 365 dias. Ao longo dessa jornada, Powell cria um blog e lá ela relata toda sua experiência. O mais legal dessa história toda, é que ela realmente aconteceu e você também pode ler o livro de Julie Powell, onde está registrado todos esses 365 dias de receitas.
RATATOUILLE
Com pratos que nos deixam com água na boca mesmo se tratando de uma animação, o filme Ratatouille nos apresenta Remy, um ratinho de esgoto que possui um paladar sofisticado e muito conhecimento sobre gastronomia. Ele vive com sua família e sonha em ser mais do que aquilo que seu pai quer que ele seja. Certo dia, inspirado por um famoso chef francês, Remy e seu irmão tentam recriar uma receita e acabam expondo sua família, fazendo com que tenham que fugir em busca de outro lugar para viver. Ele acaba se separando de todos e as tubulações de esgoto o levam a Paris, especificamente em frente ao restaurante do chef que tanto o inspira. La ele conhece Linguini, um ajudante de cozinha que acabou de ser contratado para fazer a limpeza do ambiente. Por conta de um mal-entendido, Linguini precisa cozinhar para o novo chef do restaurante, e tentando encontrar uma solução para escapar da confusão, ele se alia ao ratinho. Juntos, os dois desenvolvem uma estratégia para que Linguini use as técnicas culinárias de Remy, tomando todo cuidado para que não sejam descobertos.
FOME DE SUCESSO
Fome de sucesso é o filme que fecha a lista de hoje. Aoy administra o humilde restaurante que pertence à sua família e fica localizado num bairro pobre na capital tailandesa. A jovem abriu mão dos estudos para se dedicar inteiramente ao restaurante e em vários momentos, passa a se enxergar sem muitas perspectivas na vida. Certo dia ela é descoberta por um olheiro, que vê nela um talento desperdiçado. Ela é convidada para fazer parte da equipe do restaurante de um chef da alta gastronomia, famoso em toda Tailândia. O chef Paul é cara desagradável que apesar de sua genialidade na gastronomia, é conhecido também por ser insuportável. Aoy precisa lidar com o temperamento abusivo de Paul, e toda pressão que existe em trabalhar num restaurante de luxo. O filme oferece um forte olhar para os extremos sociais e suas desigualdades, dando ênfase também às diferenças no padrão de vida e nas condições de acesso à direitos.