Em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, o Sessão Pipoca traz produções nacionais que exaltam a cinematografia brasileira.
PERLIMPS
A animação Perlimps abre nossa lista de hoje. O longa é dirigido por Alê Abreu, conhecido por seu aclamado trabalho em “O Menino e o Mundo” que rendeu a ele uma indicação ao Oscar. Ainda utilizando uma estética visual imaginativa a história segue dois personagens principais, Claé e Bruô, que pertencem a reinos opostos e inicialmente são inimigos. Claé é um agente secreto do Reino do Sol, enquanto Bruô é do Reino da Lua. O Bosque Encanto onde vivem passa a ser atacado pelos chamados gigantes, que são na verdade máquinas mortíferas usadas para destruir a floresta. Os agentes são enviados para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas que têm a força necessária para confrontar os vilões. Os dois precisam então enfrentar suas diferenças e se tornar amigos para conseguirem salvar seu lar.
MEDIDA PROVISÓRIA
Contando com a direção de Lázaro Ramos o filme Medida Provisória se passa em um futuro distópico. A história se desenrola em um Brasil fictício, onde o governo emite uma medida provisória que ordena que todos os cidadãos negros do país sejam deportados para a África. Esta medida é justificada como uma forma de reparação histórica, mas na verdade, é uma ação extremamente racista. Os negros são agora chamados de pessoas com melanina acentuada que deveriam ser capturados e enviados para a África, a fim de serem “devolvidos” para os locais de seus ancestrais. Os protagonistas dessa história são Antônio, um advogado que luta pelos direitos civis, Capitu, médica e esposa de Antônio e André, jornalista e primo de Antônio que mora de favor no apartamento do casal e decide resistir ao governo e suas políticas discriminatórias. Os três são diretamente afetados pela nova legislação e na tentativa de lutar contra essa ação Capitu e Antônio acabam se separando, sem saber se algum dia voltarão a se encontrar. É uma história fictícia, mas que possui paralelos com a vida real que dão um toque sombrio para a obra.
BOM DIA, VERÔNICA
Uma série de suspense e crime que estreou em 2020 e ganhou destaque por sua trama envolvente e cheia de reviravoltas. Estou falando de Bom Dia, Verônica. A série segue Verônica Torres uma escrivã de polícia em São Paulo, que leva uma vida relativamente comum até que presencia um suicídio chocante na delegacia onde trabalha. Este evento desperta em Verônica um desejo de justiça e leva a escrivã a investigar casos não resolvidos, especialmente aqueles que envolvem violência contra mulheres. Paralelamente, ela se depara com Janete uma mulher que vive aterrorizada por seu marido, o policial militar Brandão, um homem abusivo e controlador, envolvido em diversas atividades criminosas. Verônica mergulha em uma investigação perigosa, enfrentando a corrupção e o abuso de poder dentro da própria instituição policial.
O FILME DA MINHA VIDA
Apresentando um tom nostálgico e poético, O Filme da Minha Vida dirigido por Selton Mello e baseado no livro “Um Pai de Cinema” fecha a lista de hoje. A história é ambientada na década de 1960 e se passa em Remanso, uma pequena cidade no sul do Brasil. O jovem Tony Terranova é filho de Nicolas, um imigrante francês e Sophia, uma brasileira. Para que pudesse ser alguém na vida, Tony vai para a capital estudar e quando retorna à sua cidade natal após concluir seus estudos descobre que seu pai abandonou a família e voltou para a França sem explicações. Enquanto lida com a ausência do pai e o impacto que isso tem sobre sua mãe, Tony começa a trabalhar como professor. Durante esse período de transição ele encontra orientação em Paco, seu amigo e vive um romance com Luna, uma jovem da cidade. As interações de Tony com Luna e Paco são fundamentais para seu desenvolvimento emocional e pessoal e a ambientação na serra gaúcha acrescenta um charme visual ao filme que destaca a cultura e a beleza natural da região.
Assista ao episódio: