Sessão pipoca indica filmes latino-americanos

ROMA

Latino-americanos

O filme Roma vai contar sobre Cleo, uma empregada doméstica que mora e trabalha na casa de uma família na cidade do Mexico, nos anos 70. Na casa vivem Sofia, seu marido Antonio, seus quatro filhos, sua mãe Teresa e outra empregada, a Adela. Cleo e Adela são amigas e em seu tempo livre as duas costumam sair para o cinema com seus namorados, Fermín e Ramón. Certo dia, durante um uma sessão, Cleo conta para Fermín que está grávida e assim que o filme acaba, ele diz que vai ao banheiro, mas não retorna. Abandonada pelo companheiro, ela sente medo de perder também seu emprego, mas quando conta a Sofia sobre a gravidez, acaba sendo surpreendida com acolhimento e cuidado. A patroa, também acabou de ser abandonada pelo marido, tendo que administrar sozinha a casa e a família. Mesmo assim, ela escolhe auxiliar Cleo durante todo o período da gestação, acompanhando ela ao médico e a levando até para comprar moveis para o bebê. As duas sentem na pele a dor do abandono, e juntas elas vão aos poucos reorganizando suas vidas e seguindo adiante.

A DEMORA

A Demora é um daqueles filmes para te fazer chorar. Nele somos apresentados a María, uma mulher que cuida sozinha dos dois filhos e de seu pai, que já é bem idoso e tem dificuldade para se lembrar das coisas. Ele se recusa a ir para um asilo, o que faz com que Maria se sinta sempre sobrecarregada, pois ela precisa trabalhar fora para conseguir sustentar a casa. Cuidar dos filhos, do pai, da casa, e ainda trabalhar fora. Não deve ser nada fácil, né? E é dentro desse contexto que Maria toma uma decisão bastante radical. Em um de seus passeios com seu pai no parque, ela o deixa sentado no banco enquanto vai comprar água, mas ela não volta para encontra-lo novamente. Em vez disso, ela liga para um abrigo, pedindo para que recolhessem seu pai. Esse por sua vez se recusa a se levantar do banco, afirmando que está à espera da filha, e que ela voltará mesmo apesar da demora. Esse é um filme sensível, que com certeza vai te emocionar muito.

UM CONTO CHINÊS

Já pensou abrigar em sua casa uma pessoa que não fala sua língua? Imagine o quão complicado fica a comunicação num caso desse. Pois é, isso é exatamente o que acontece no filme Um Conto Chinês. Roberto é um cara rabugento, mal-humorado, que não gosta muito de sair de casa e é dono de uma loja de ferragens. Sua vida rotineira começa a tomar um rumo diferente quando ele se encontra com Jun, um chinês que está perdido em Buenos Aires. Roberto tenta deixar Jun numa delegacia e na embaixada da China, mas quando vê que ninguém quer recebe-lo, decide levar o chinês para sua casa. E a partir daí começa grandes confusões, pois um não fala a língua do outro, além do fato de viverem em culturas completamente diferentes. A convivência dos dois faz com que esses personagens tenham suas vidas mudadas de forma significativa, e acompanhar isso pode nos arrancar boas risadas.

LOS SILENCIOS

No longa Los Silencios vamos acompanhar uma família colombiana e sua luta para sobreviver após fugirem dos conflitos armados da Colômbia. Amparo é uma mulher que cuida sozinha de seus dois filhos, Núria e Fabio. Seu marido e sua filha mais velha estão desaparecidos e na expectativa de recomeçar a vida longe dos conflitos ela foge com Núria e Fabio para uma pequena ilha que fica na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Lá eles descobrem que o pai, que até então todos acreditavam ter morrido num deslizamento de terra de uma mineradora, na verdade está vivo e morando escondido em uma das casas da ilha. A família decide manter o fato em segredo tentando conseguir uma indenização pela suposta morte do pai e obter o visto para se mudarem para o Brasil. Com o passar dos dias o passado da família vem à tona, e pode estar entrelaçado com os conflitos na Colômbia, que já duram a meio século.

Ouça o Podcast:

Pesquisar