Sessão pipoca indica filmes em homenagem ao dia do rádio

Dia 25 de setembro é o dia Nacional do Rádio e eu trouxe aqui alguns filmes que falam sobre esse meio de comunicação tão importante na vida de muitos.

RÁDIO NACIONAL

Rádio

Para abrir a lista de hoje temos o documentário Rádio Nacional que nos leva de volta ao auge da Era de Ouro do rádio brasileiro, quando a Rádio Nacional reinava absoluta no cenário cultural do país. A rádio foi fundada em 1936 e se tornou muito mais do que apenas uma estação de rádio, ela era a principal fonte de entretenimento, informação e inspiração para milhões de brasileiros. O documentário os bastidores da emissora destacando a importância de grandes nomes que passaram pelos seus estúdios, como apresentadores, radialistas, cantores e atores. Além disso, o filme aborda o impacto social e político da emissora, que, durante anos, foi uma ponte entre o governo e a população, transmitindo notícias e eventos cruciais. Mesmo com a ascensão da televisão, a Rádio Nacional manteve sua relevância, sendo até hoje uma referência no mundo da radiodifusão. Para quem ama rádio ou quer entender mais sobre a evolução da comunicação no país, esse documentário é uma obra que não pode faltar na lista!

UM SOM DIFERENTE

Mergulhando na rebeldia dos anos 90, o filme Um Som Diferente conta a história de Mark Hunter. Ele é um adolescente tímido que se se muda para uma nova cidade e tem dificuldade de fazer amigos no colégio. Mark cria uma rádio pirata instalada em seu quarto e se transforma em um verdadeiro fenômeno radiofônico. Durante o dia ele é apenas um garoto introvertido, mas à noite, seu alter ego no rádio ganha vida, cativando a atenção de outros adolescentes que se identificam com suas críticas ao sistema educacional e à sociedade. Sua rádio clandestina começa a causar um alvoroço, gerando confrontos com a escola e as autoridades, que não fazem ideia de onde vem essa voz que inspira uma geração inteira a questionar as regras. O é um clássico cult para quem curte essas histórias sobre o impacto do rádio e da música na cultura jovem pois captura o espírito inquieto de uma juventude que se sente sufocada e encontra no rádio uma forma de se expressar.

BOM DIA, VIETNÃ

Agora um clássico que mistura humor e drama de uma maneira brilhante. Estrelado por Robin Williams, Bom Dia, Vietnã conta a história de Adrian Cronauer, um DJ irreverente da Força Aérea dos Estados Unidos que, durante a Guerra do Vietnã, é enviado para Saigon para trabalhar na rádio militar. Desde o momento em que liga os microfones, Adrian muda completamente o tom monótono e formal adotado pelos locutores que estavam ali antes dele. Ele injeta humor, música pop e sua personalidade explosiva nos programas, além do bordão icônico que usa sempre que inicia a transmissão. Como é de se esperar, ele conquista rapidamente os soldados americanos, trazendo um alívio cômico em meio ao caos da guerra. Suas piadas afiadas e suas escolhas musicais ousadas, que fogem dos padrões militares, acabam incomodando os superiores, e eles tentam censurá-lo a todo custo. Mas o filme não é só sobre comédia. Conforme Adrian se envolve mais com a realidade local e com os impactos devastadores da guerra, o tom da história vai ficando mais sério, revelando as tensões entre seguir ordens e manter a moral das tropas em alta. Esse filme mostra poder da comunicação e o impacto que o rádio pode ter até mesmo em tempos de guerra.

AUMENTA QUE É ROCK ‘N ROLL

O filme brasileiro Aumenta Que É Rock ‘n Roll conta sobre Luiz Antônio um radialista todo atrapalhado, que acaba, por pura sorte (ou azar) no comando de uma estação de rádio prestes a fechar as portas. E é aí que o desafio começa: Sem muito jeito para o trabalho, mas com uma paixão gigante pelo rock’n’roll, Luiz se agarra à única coisa que sabe: fazer barulho! Com som pesado e uma equipe nada convencional, ele transforma essa bagunça na lendária Fluminense FM, mais conhecida como “A Maldita”, que marcou a época e mudou o cenário musical brasileiro. A rádio fez história desde que começou a tocar o puro rock’n’roll em 1982, conquistando corações e ouvidos desde então. Entre riffs de guitarra e transmissões cheias de ruído, seguimos as aventuras de Luiz, tentando manter a rádio no ar enquanto enfrenta as mais loucas situações do rádio brasileiro.

Assista ao episódio:

Ouça o Podcast:

Pesquisar