Olá, pipoqueiros! O carnaval já passou, mas no Sessão Pipoca de hoje vamos continuar no clima com produções que celebram essa época cheia de música, folia e histórias marcantes. Vem comigo para as dicas de hoje!
CHEGOU O CARNAVAL

Para começar temos Chegou o Carnaval. O documentário retrata a expectativa e os desafios enfrentados pelas escolas de samba do Rio de Janeiro durante o hiato de dois anos sem desfiles na Marquês de Sapucaí, devido à pandemia de COVID-19. O filme destaca como as agremiações se tornaram pontos de apoio em suas comunidades nesse período e traz depoimentos de conhecedores do assunto, como o historiador Luiz Antônio Simas e o comentarista Milton Cunha, além de pessoas que fazem parte das escolas, como a porta-bandeira Selminha Sorriso. O documentário mostra ainda como os envolvidos se prepararam para o retorno triunfal ao desfile de Carnaval.
CARNAVAL

Em Carnaval acompanhamos a história de Nina, uma influenciadora digital que descobre a traição de seu namorado através de um vídeo que viraliza na internet. Decidida a superar o término, Nina usa seus contatos para conseguir uma vigem para curtir o carnaval de Salvador junto com suas melhores amigas Michelle, Mayra e Vivi. Em meio a festas, encontros inesperados e muita curtição, elas vivem momentos inesquecíveis juntas. Além da diversão, a experiência fortalece a amizade entre elas e traz reflexões sobre a vida nas redes sociais.
RIO

O filme Rio acompanha Blu, uma arara azul que mora em Minnesota, nos Estados Unidos. Lá ele é criado por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Tudo vai bem na vida dos dois, até que o ornitólogo Túlio entra na vida da dupla. Ele comunica a Blu que ele o último macho da espécie no mundo e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa em busca de Jade. Só que ao contrário de Blu, Jade foi criada na natureza, é toda independente e detesta ficar engaiolada. Apesar das personalidades e vivências diferentes, Blu se dedica para conquistar Jade. Em determinado momento, o casal de araras azuis é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras. Jade e Blu têm que unir forças para escapar do cativeiro e durante a fuga passam pelo Sambódromo em plena noite de desfile do Carnaval do Rio de Janeiro e Esse momento é um dos destaques do filme, combinando aventura com a energia do Carnaval carioca.

O documentário Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar acompanha a rotina dos moradores de Toritama, uma pequena cidade do Agreste de Pernambuco conhecida como a “capital do jeans”, onde são produzidas cerca de 20 milhões de peças anualmente. Toritama, com seus 40 mil habitantes, é responsável por mais de 20% da produção de todo o jeans no nacional. Durante o ano, os trabalhadores se dedicam intensamente à produção de roupas, em jornadas exaustivas. No entanto, quando o Carnaval se aproxima, eles deixam tudo de lado para aproveitar a única época do ano em que fazem uma pausa para descansar e se divertir. O filme retrata a relação entre trabalho, consumo e a busca por momentos de liberdade.
Assista o episódio:
Ouça o podcast: