Em manifesto realizado no fim da tarde desta sexta-feira (15), servidores da Escola Estadual Dr. Silveira Brum anunciaram início de greve por tempo indeterminado. Como principal item da pauta de reivindicações, que inclui vários pontos, os professores cobram o pagamento integral dos salários até o 5º dia útil do mês. Atualmente o governo do estado faz o pagamento dos servidores por meio de escala, em até três parcelas, conforme a faixa de valor salarial.
Clique abaixo da 1ª foto e ouça entrevista colhida durante o ato dos servidores
O ato teve apoio de membros da representação local do Sind-UTE MG (Sindicato único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) e, de acordo com a equipe da escola, a greve seguirá até que o pagamento dos salários volte a ser efetuado até o 5º dia útil de cada mês.
Os professores também denuncia a descumprimento por parte do governo do Estado de um termo de compromisso firmado com a instituição em 2017 para o repasse do total de R$ 47.520,00, dividido em 10 parcelas.
Foi apresentada à reportagem da Rádio Muriaé documentação com dados que mostram que o governo de Minas fez apenas quatro repasses ainda em 2017, somando pouco mais de R$ 14 mil, que em 2018, até aio momento a escola não recebeu qualquer valor referente ao acordo assinado.
Com a falta de recursos, a equipe relata que a escola enfrenta grandes dificuldades para manter sua rotina e que verbas federais estão sendo utilizadas como alternativa para manutenção da merenda escolar, e que pais de alunos tem contribuído, com a doação de materiais, como papel, por exemplo.
Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.
Fonte : Radio Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé